logo

A SEGUIR

"Bom de Papo"

11:00:00 - 12:00:00

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

Alerta pra queimadas com tempo seco no PR

O Corpo de Bombeiros está em alerta com o tempo seco no Paraná, que contribui para as queimadas. No final de semana um incêndio destruiu cerca de cinco mil metros quadrados de mata no Morro do Capivari Mirim, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho intenso durou mais de 24h até conter as chamas. No final de semana os bombeiros registraram 56 focos de incêndios no estado.

O Procon do Paraná emitiu um milhão de reais em multas a bancos, empresas de telefonia e planos de saúde que lesaram consumidores. Entre os multados estão a empresa de telefonia Claro, o plano de saúde Golden Cross; os bancos Bradesco, Sofisa, Banco do Brasil e Losango, além dos Correios e das Lojas Americanas e Magazine Luiza.

Desde que o site Intercept começou a publicar as mensagens que teriam sido trocadas pelo ministro da Justiça Sergio Moro, quando ainda era juiz, e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, a segurança cibernética virou motivo de preocupação no governo federal. Esse tipo de incidente cresceu pouco mais de 19 vezes em seis anos e virou o segundo maior tipo de ataque sofrido pelos sistemas governamentais.

O ministro da justiça Sergio Moro vai à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado nesta próxima quarta-feira  para dar explicações sobre as conversas divulgadas pelo site e que Morto atribui a uma ação criminosa de hackers. Moro e outros auxiliares do presidente Jair Bolsonaro entenderam que ir espontaneamente ao Legislativo para explicar a troca de mensagens com o procurador Deltan Dallagnol é uma jogada mais segura,  que pode frear a formação de CPI com foco no ministro.

 

Topo