logo

Prepare o bolso: ANEEL autoriza reajuste da conta de luz no Paraná

A ANEEL aprovou nesta terça-feira (18) o reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A em 3,41%, em média. O reajuste entra em vigor a partir de 24 de junho. A empresa atende 4,6 milhões de unidades consumidoras localizadas no Paraná.

Para categorias ligadas às unidades residenciais, por exemplo, a média de reajuste será menor, de 2,92%. Já para consumidores conectados à alta tensão, o caso das indústrias, o aumento será de 4,32%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência informou que considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. Segundo a ANEEL, o índice de reajuste da empresa foi positivo, principalmente, pelos impactos dos componentes financeiros.

E o aumento poderia ter sido maior. É que, segundo a agência, a bandeira tarifária contribuiu para reduzir em -4,81% o índice final do reajuste da distribuidora paranaense.

Há cerca de um ano, a conta de luz subiu cerca de 15% no Paraná. Desta vez, o índice de 3,41% está abaixo da inflação medida pelo IPCA, de 4.66%.

 
Topo