logo

A SEGUIR

"Câmara de Vereadores"

11:00:00 - 11:30:00

"Sindicato Rural"

11:30:00 - 11:40:00

Convênio entre polícias civis do PR e SP agiliza identificação de digitais

A Polícia Civil do Paraná firmou um convênio com a Polícia Civil do estado de São Paulo para agilizar a perícia de impressões digitais. O processo para identificar suspeitos de crimes, vítimas e desaparecidos que antes demorava vários dias, agora pode ser resolvido no mesmo dia.

A perícia da impressão digital é fundamental para identificar suspeitos e vítimas de crimes, além de pessoas desaparecidas. E uma parceria entre a Polícia Civil do Paraná e a Polícia Civil de São Paulo está agilizando este trabalho. Se antes o resultado levava até duas semanas, agora em poucas horas já é possível confirmar se determinada pessoa é autora de um crime, por exemplo.

O sistema de Legitimação à Distância (Lead) foi criado pelo governo paulista e além do Paraná e São Paulo, já compartilha dados de Goiás, Rondônia e Sergipe.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockemback, afirma que o convênio torna as investigações mais rápidas.

Antes do sistema Lead entrar em funcionamento aqui no Paraná, a Polícia Civil já fazia solicitações de confrontos de digitais para polícias de outros estados. Mas, não havia agilidade no retorno dos pedidos de identificação de suspeitos de crimes, vítimas e desaparecidos.

Atualmente existem 13 milhões e 700 mil registros de carteira de identidade no Paraná. Com o compartilhamento de dados de digitais dos outros quatro estados, o universo de pesquisa vai aumentar. Somente o Instituto de Identificação de São Paulo, possui 66 milhões e 800 mil registros gerais.

O diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, delegado Marcus Michelotto, ressalta que o Lead é um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis.

Topo