logo

A SEGUIR

"Experiência de Deus"

10:00:00 - 11:00:00

"Bom de Papo"

11:00:00 - 12:00:00

Trabalhadores são resgatados em condição de escravidão na região de Palmas

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, realizou uma operação  nesta semana nos municípios de Coronel Domingos Soares, Sudoeste do Paraná, e Passos Maia, Oeste de Santa Catarina.

A operação, coordenada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), contou com a participação da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal.

Em Passos Maia, os agentes encontraram um acampamento usado para alojamento de 17 trabalhadores que atuavam no corte de pinus. Segundo a SIT, todos estavam na informalidade, dentre eles, cinco pessoas eram submetidas a condições degradantes de trabalho. No local, também foi encontrado um adolescente de 16 anos trabalhando em atividade perigosa, operando uma motosserra.

Na presença do GEFM, os trabalhadores resgatados receberam o pagamento das verbas rescisórias, totalizando R$19.285,01 e terão direito ao recebimento de três parcelas do seguro desemprego do trabalhador resgatado.

O adolescente, natural de General Carneiro, foi afastado de suas atividades e teve seus direitos trabalhistas pagos pelo empregador. Além disso, recebeu R$4.888,33 por dano moral, valor estipulado pela Defensoria Pública da União.

O empregador foi autuado com 15 Autos de Infração pelas irregularidades encontradas.

Topo