logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

11:50:00 - 12:00:00

"Prefeitura Municipal de Coronel Vivida"

12:00:00 - 12:05:00

IAP autoriza instalação da PCH Bela Vista no Rio Chopim

A Copel recebeu do Instituto Ambiental do Paraná a licença de instalação para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, que será construída no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João. “Vamos iniciar mais este grande projeto na região Sudoeste do Estado, com investimentos que devem chegar a R$ 200 milhões e beneficiar toda a região”, diz o presidente Daniel Pimentel Slaviero. “Além de ampliar a oferta de energia, as obras vão gerar mais de 300 empregos diretos e movimentar a economia local”, completa.

A construção da PCH deve começar no mês de junho e durar dois anos. O canteiro de obras será instalado na margem esquerda do rio Chopim, próximo à comunidade Kennedy, em Verê. Quando estiver pronta, a PCH Bela Vista terá potência instalada de 29 megawatts (MW) e vai produzir energia para até cem mil pessoas.

A usina será conectada à subestação Dois Vizinhos através de uma linha de transmissão em 138 mil Volts (kV), com 18 km de extensão, que também será construída pela Copel.

Topo