logo

A SEGUIR

"Oração da Manhã"

06:00:00 - 06:05:00

"Amanhecer no Sertão"

06:05:00 - 06:50:00

Francisco Beltrão registra novo caso de dengue

 A secretaria municipal de saúde de Francisco Beltrão confirmou mais um caso de dengue, ao todo são quatro, três importados e um autóctone. O caso envolve uma jovem que viajou para Santa Catarina. Segundo a diretora do setor de Vigilância em Saúde de Beltrão, Andréa Zorzo de Almeida, a paciente já se recupera em casa. “Nós visitamos essa munícipe, ela já está bem e sem os sintomas mais graves”, afirma a diretora. Segundo ela o município tem 161 notificações da doença, 71 descartados, 4 confirmados e o restante aguardando o resultado do Laboratório Central do Estado (LACEN).

Andrea ressalta a importância da ajuda da população no combate ao mosquito mesmo no período mais frio do ano. “O mosquito vem se adaptando às questões climáticas, não dá para descuidar, apesar da diminuída nas notificações precisamos estar atentos, pois elas acontecem o ano todo.”

Em 2019 já foram realizados dois LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) em Francisco Beltrão. O primeiro realizado em janeiro apontou 5.5%, índice de risco de surto de dengue. Mediante a situação, a secretaria realizou em março e abril mutirões de combate ao mosquito em todos os bairros diminuindo para 2,8% o índice de infestação, considerado ainda situação de alerta. “Isso nos preocupa, mesmo depois dos mutirões o índice foi alto, a gente esperava um índice menor. Agora estamos programando para as próximas semanas, assim que o tempo melhorar, o terceiro LIRAa”, enfatiza Andrea.

Segundo ela, outro fator preocupante são os casos confirmados de dengue na cidade vizinha Marmeleiro. O município tem mais de 30 casos confirmados. No último dia 25 de abril, o prefeito Jaimir Gomes decretou Estado de Alerta de Risco de Epidemia de Dengue, desde então a secretaria municipal de saúde vem realizando grandes mutirões de limpeza na cidade.

Topo