logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

Justiça Eleitoral combate fake news para as próximas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tem participado de uma força-tarefa da Justiça Eleitoral no combate às fake news para as próximas eleições. A intenção é capacitar autoridades e estudantes que vão votar pela primeira vez para identificar notícias falsas sobre o processo de votação brasileiro.

De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, uma semana antes do primeiro turno das eleições de 2018, a cada uma hora uma fake news chegava à Justiça Eleitoral, o que atrapalhou e muito os trabalhos do pleito, porque os servidores paravam o que estavam fazendo para checar as informações e desmentir as notícias falsas. Pensando em combater as fake news nas eleições do ano que vem, quando os eleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE Paraná está desenvolvendo um projeto, que capacita juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e estudantes que vão votar pela primeira vez para identificar notícias falsas sobre o processo de votação brasileiro, como explica o juiz e diretor executivo da escola, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto.

As palestras que estão sendo realizadas em todo o Paraná tratam da segurança do processo eletrônico de votação. O objetivo é mostrar às pessoas que a urna eletrônica é um equipamento confiável e não é passível de fraudes, como afirma o secretário de Tecnologia da Informação da Escola Judiciária Eleitoral, Gilmar de Deus .

Além das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais em 2020, nas palestras, a Justiça Eleitoral também apresenta outras novidades que serão implantadas no pleito do ano que vem, como já nos adianta o secretário de Tecnologia da Informação da Escola Judiciária Eleitoral, Gilmar de Deus.

O TRE-PR tem palestras agendadas para Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, Maringá no dia 28 de maio e Londrina no dia 30.

Topo