Ao vivo

com

até as

a seguir:

Encontro de Gerações

com

06:00 até as 07:00

Notícias

"VICENTE PALLOTTI - O APÓSTOLO DE ROMA."

09/01/18 07:01

- 1ª Parte
"Se alguém sonha sozinho, é apenas um sonho.
Mas quando sonhamos todos juntos,
é o começo de uma nova realidade."
Mas os sonhos, sozinhos, não bastam, porque a realidade reclama a ação. Os sonhos inspirados por Deus estimulam o engajamento religioso; impelem e entusiasmam; lançam ao trabalho missionário. Sim, VICENTE PALLOTTI foi cem por cento um "Homem de Ação!" Ele pode ser contado entre as grandes testemunhas de Jesus Cristo.

Nascido em Roma, dia 21 de abril de 1795 e viveu até o dia 22 de janeiro de 1850; foi, é, e sempre será chamado "O Apóstolo de Roma!" Sua vida, idêntica à minúscula semente, cresce e, como uma árvore milenar, vai se espalhando no tempo. Assume tudo o que é de seu tempo e vai em busca da realização dos seus ideais. Sonha com uma Igreja onde não haja lugar para meros espectadores e com um mundo nascido do engajamento cristão do amor.

Desde pequeno tinha um grande afeto e compaixão pelos pobres. Várias e inúmeras vezes voltava para casa sem paletó, sem sapatos, sem camisa e, em certa ocasião, doou seu colchão e as roupas de cama.
Construía altarzinhos enfeitados com flores e imagens. De família profundamente cristã, reuniam-se sempre para a oração em família. Começou a freqüentar a Escola com seis anos, e sempre foi destaque pela sua aplicação e comportamento. De início teve dificuldades para acompanhar os estudos, mas com muita dedicação e orações de sua mãe ao Espírito Santo, se sobressaiu como um dos primeiros da sua turma. As medalhas recebidas e honras devidas às suas capacidades, nunca delas se apossava, mas distribuía aos pobres e as oferecia a Nossa Senhora, a quem muito devotava a sua vida.
Adolescente, coloca em ação toda a sua energia para fazer o bem. Sério, em seu agir, porque era séria e angustiante a realidade; alegre em seu fazer, porque era grande a alegria em cumprir a missão.

Formava grupos que sanavam as dificuldades encontradas. Com o passar do tempo, sente o chamado de dedicar-se totalmente ao serviço do Senhor, como sacerdote. Num processo contínuo de entrega a Deus, sentia-se cada vez mais tocado por uma inquietude mística, isto é, percebia o infinito amor do seu e nosso Deus Amado, e, desejava tudo fazer para responder a essa graça e, ao receber o sacerdócio em 16 de maio de 1818, sentiu-se impulsionado a fortalecer mais, muito mais a sua missão. A Primeira Missa celebrada por Pallotti foi dia 17 de maio de 1818, na Igreja de Jesus, em Frascati. Foi ordenado Padre e não precisava morar em uma Paróquia; poderia desenvolver seu trabalho pastoral, morando na casa dos seus pais.

Em 1827 escreveu em seu diário: - "Seja destruída a minha vida e a vida de Jesus Cristo seja a minha . . . que a Caridade de Cristo seja a minha Caridade!" Sentia-se fascinado pela dimensão infinita de Deus. Daí o seu lema preferido: "Para a Infinita Glória de Deus". Este lema orientava e animava todos os seus dias. Estas palavras reanimavam seu espírito, dando asas à sua imaginação e, arrebatado de entusiasmo, escreveu:
" Meu Deus, não a inteligência, mas Deus.
Não a vontade, mas Deus.
Não a alma, mas Deus.
Não aos sentidos, mas Deus.
Não a respiração, mas Deus.
Não o coração, mas Deus.
Não o sentimento, mas Deus.
Não as riquezas, mas Deus.
Não as honras, mas Deus.
Deus em tudo e sempre".

VICENTE PALLOTTI deixou para nós um conselho que, ainda hoje, cativa:
"Procura a Deus e O encontrarás.
Procura-O em todas as coisas
e o encontrarás em todas a parte.
Procura-O em todo momento e O encontrarás sempre.
Devemos aspirar e espirar Deus, irradiar sempre a presença de Deus".
Porque:
A grandeza de uma pessoa reside na intensidade com que, durante a vida inteira, procura Deus!

Padre Mario Cesar do Amaral, SAC




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 07:00 - Encontro de Gerações
  • › 07:00 às 08:30 - Ricordi d´Itália
  • › 08:30 às 09:30 - Santa Missa da Matriz São Roque
  • › 09:30 às 12:00 - Pallotti no Interior
  • › 12:00 às 13:00 - Rádio Saudade
  • › 13:00 às 14:30 - Mistura Brasileira
  • › 14:30 às 15:30 - Músical Especial
  • › 15:30 às 18:30 - Transmissão de Futebol
  • › 18:00 às 18:05 - Oração da Manhã
  • › 18:30 às 20:30 - Cultivando a Tradição
  • › 20:30 às 22:00 - Retratos e Canções
  • › Veja toda a nossa programação