Ao vivo

com

até as

a seguir:

Encontro de Gerações

com

06:00 até as 07:00

Notícias

CARNAVAL: UMA FESTA DE AGRADECIMENTO !

12/02/18 08:02

A origem do CARNAVAL, ao contrário do que muitos pensam, não é no Cristianismo, e, sim, nas festas romanas, com seus "Carros Navais", festejando conquistas ou outros feitos romanos. Mais tarde, as festas populares aconteciam no início de cada ano e sempre faziam críticas às autoridades da época. Começaram então aparecer as "máscaras, os mascarados". Quando o Cristianismo iniciou a evangelização pelo mundo, os missionários já tinham que lidar com a realidade das festas de Carnaval, de índole pagã. Esta festa foi então cristianizada e ganhou um caráter novo com a duração de três dias que precediam o início da Quaresma, época de moderação.
Tornou-se então popular, a despedida da carne. Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" e que significa dizer "adeus à carne".

A data de Carnaval muda todos os anos, pois essa festa acontece quarenta dias antes da Páscoa, que tem o dia determinado pelo primeiro equinócio da Primavera no hemisfério Norte, outono do hemisfério Sul. O primeiro domingo após a Lua Cheia posterior ao equinócio da Primavera - equivalente à antiga regra de que seria o primeiro domingo após o 14° dia do mês lunar de Nisan - é o Domingo da Páscoa.
O período entre o Carnaval e a Páscoa é a Quaresma. Ela se inicia na 4ª feira de Cinzas e vai até a Semana Santa, na Páscoa. Na Quarta-Feira de Cinzas os cristãos recebem as cinzas como sinal externo daquilo que deve estar no coração de cada cristão, a reflexão sobre o dever de conversão, da mudança de vida. As cinzas marcam a testa de cada católico em sinal de arrependimento diante de Deus.
A Quaresma, que começará em 14 de fevereiro este ano, é o tempo de preparação espiritual para a Páscoa, a Festa mais importante de Igreja Católica. Seguindo a doutrina católica, os quarenta dias da 'quaresma', são um convite para os fiéis praticarem a abstinência, a oração e a caridade. Todas as penitências devem ser feitas na intenção de moderação dos sentidos. Privar-se de algo e revertê-lo em serviços de amor, em práticas de caridade.
É também durante a Quaresma que acontece no Brasil a Campanha da Fraternidade. "Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e a ajuda ao próximo. É um modo de concretizar o exercício pastoral, visando a transformação das injustiças sociais." A CF 2018 tem como tema: "Fraternidade e a superação da violência" e o lema: "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).

A Quaresma é um tempo forte de conversão, uma oportunidade de entrarmos em um deserto (recolhimento pessoal) e refletir sobre nossa vida com Deus e com os irmãos. Toda penitência deve ser feita buscando a santidade, na certeza da vitória de Jesus Cristo sobre a morte, para nos tornarmos pessoas novas em Jesus, que, com sua morte e ressurreição , refez toda a criatura!

Padre Mario Cesar do Amaral, SAC

Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 07:00 - Encontro de Gerações
  • › 07:00 às 08:30 - Ricordi d´Itália
  • › 08:30 às 09:30 - Santa Missa da Matriz São Roque
  • › 09:30 às 12:00 - Pallotti no Interior
  • › 12:00 às 13:00 - Rádio Saudade
  • › 13:00 às 14:30 - Mistura Brasileira
  • › 14:30 às 15:30 - Músical Especial
  • › 15:30 às 18:30 - Transmissão de Futebol
  • › 18:00 às 18:05 - Oração da Manhã
  • › 18:30 às 20:30 - Cultivando a Tradição
  • › 20:30 às 22:00 - Retratos e Canções
  • › Veja toda a nossa programação