Ao vivo

com

até as

a seguir:

com

até as

Notícias

Presos da 5ª SDP enviam Carta Aberta a população e pedem socorro

02/03/18 15:03

O Jornalista Roberto Ivan Rossatti, por eleição realizada entre os detentos da 5ª SDP, foi escolhido para levar ao conhecimento da população e das autoridades judiciárias e executivas, esta carta que denuncia a condição da superlotação carcerária em nossa cidade.

Tudo permanece na mesma realidade da rebelião registrada em meados do ano passado.

Confira a carta na integra:

"Nós internos recolhidos sob custódia na carceragem da 5ª SDP Pato Branco PR, comunicamos que:

Como é de conhecimento público em geral, em meados do mês de agosto/2017, viVEmos o infeliz episódio da "Rebelião" que aqui ocorreu, na época dos fatos muito nos foi prometido, mas pouco ou quase nada foi cumprido.

Os problemas continuam sem que neNHuma atitude seja tomada.

A rebelião de agosto/2017 só teve como ponto positivo, o aprendizado que nós internos tivemos ao aprender que nada se resolve na base da fORça, das ameaças e agressões, aprendemos que também que nós internos, por mais que façaMOs de tudo para cumPRir com nossas obrigações, o estado como se novidade fosse, continua sem cumprir com o seu dever, motivo pelo qual fatos como o da rebelião acabam por acontecer.

Enfim, trocamos nossas ameaças e agressões, por caneta e papel, e um pedido sinCEro e humilde para você que agora lê nossa carta, que nos ajude, sabemos que cometemos algum tipo de crime e que por ele devemos cumprir nossas penas, só pEDimos que a meSMa lei que nos pune, também seja praticada quanto aos direitos que temos enquanto presos estivermos.

Vivemos em uma situação desUMana com celas superlotadas, mal ventiladas, celas estas que se periciadas por um engenheiro, jamais teriam uma lauda comprovando que as pOUcas entradas de ar existentes são suficientes para que 13 detentos trancafiados possam respirar de forma adequada.

Quanto aos atendimentos na área de saúde acontecem, mas não com a regularidade que deveria acontecer, pessoas amontoadas com as mais variadas doenças imagináveis, só conseguem ser aTEndidas após 5 a 6 dias sofrendo com fortes dores, quando atendem só passam por um procedimento rápido e superficial por parte dos médicos da UPA que acabam pO não atender as necessidade do interno, devolvendo ele ao carcere sem que uma medicação ou tratamento eficaz, o seja garantido.

É bem poSSível que você esteja perguntando. Quem é o responsável por estarmos sofrendo estas mazelas? A resposta é simples... Nós somOS os responsáveis!

Ou seja, nossa parte já fizemos, reconhecemos nossos erros.

Agora vamos falar sobre o segurança responsável, o ESTADO, que representado pOR um sistema prisional medieval e um poDEr judiciário que prima unicamente pela condenação e não pela ressocialização do interno.

Se hoje os senhores ouvem boatos e notícias de que a 5ª SDP está superlotada, que EXistem possibilidades de novas rebeliões, é única e exCLusivamente pelo fato do poder judiciário representado pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz da Vara de Execuções Criminais, não estar cumprindo com as funções que a ele são atribuídas.

Temos aqui inúmeros iNTernos já sentenciados ao regime semi-aberto cumprindo suas penas em unidade destinada ao regime "FECHADO", qualquer advogado que você por ventura conheça, poderá te falar da ilegalidade de que o estado comete ao permitir que interOSs do regime semi-aberto sejam misturados aOS que cumprem suas penas em regime mais rigoroso.

A lei garante! Assistência jurídica prestada pela defensoria pública do estado, repREsentada pela AOB.

Aonde estão esses advoGAdos? 80% dos internos da 5ª SDP não possuem advogados, tiveram sim o acompanhameNto de um defensor na audiência inicial, mas depois de ser decretada a seNTença eles somem, sem prestas a devida atenção aos pedidos de benefício que podem seR feitos com o passar do tempo em faVOr do interno.

Queremos apenas cumprir nOSsas penas conforme nos é cobrado pela lei, mas queremos também cobrar dos representantes da lei, que tudo o que nELa está escrito como nossos direitos, que nos seja concedido.

Sem mais, agradecemos a você ciDAdão pato-branquense, empresários, líderes religiosos, estudantes universitários, membros da imprensa, autoridaDEs que fazem com que a verdadeira lei sEJa cumprida, agradecemos por tudo o que puderem fazer de forma legal para nos aJUdar.

Reforçamos nosso "GRITO DE SOCORRO" e pedimos a você qUE aGora o escuta, que não sejam cumplices dos crimes praticados pelo ESTADO.

Atenciosamente, Internos 5ª SDP".

Por: João Luiz Garcia (Tiguera)
Fonte: Redação PatoBranco.com
Foto: Reprodução

Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 18:00 - Entardecer Musical
  • › 18:00 às 18:05 - Oração de Ave Maria
  • › 18:05 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação