Ao vivo

Amigos pela Fé

20:00 até as 22:00

a seguir:

Experiência de Deus

com Pe. Reginaldo Manzotti

22:00 até as 23:00

Notícias

Governador entrega 150 novas viaturas para a Polícia Militar

06/04/18 08:04

O governador Beto Richa entregou nesta quinta-feira (05), no Palácio Iguaçu, 150 novas viaturas para a Polícia Militar. No mesmo evento, assinou a lei que regulamenta o exercício de poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros para atuação em eventos e locais onde tenha concentração de pessoas.

As novas viaturas fazem parte do lote de 1.100 adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com um investimento de R$ 112,3 milhões. “Com esta entrega, atingimos 3,3 mil viaturas no Paraná em pouco mais de sete anos. Em maio, vamos fechar 3,7 mil novos veículos destinados às forças policiais pelo nosso governo”, afirmou Richa. “É a maior aquisição de viaturas que o governo já fez”, salientou.

Ele disse que os investimentos feitos pelo Estado na área de segurança pública, que inclui a contratação de 11 mil policiais desde 2011 e a aquisição de armamentos e equipamentos para as forças de segurança, ajudaram a diminuir os índices de criminalidade do Estado. “Os números atestam o resultado desses investimentos: a menor taxa de homicídios em dez anos. Temos um Paraná mais seguro e mais tranquilidade para todos os paranaenses”, afirmou.

TODO O ESTADO – A distribuição das viaturas pelo Estado é feita a partir de um planejamento estratégico elaborado pelas próprias instituições, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses, procurando atender todas as regiões do Estado. Dos 150 novos veículos, 120 são modelo Fiat/Palio Weekend e outros 30 são modelo Renault/Duster.

O Governo do Paraná adquiriu, desde 2011, mais de 3 mil viaturas policiais. Uma licitação para compra de 1.400 veículos foi feita em 2012/2013 e outro 2016, que adquiriu 1.100 viaturas que estão sendo entregues desde o ano passado.

“É um número significativo que melhora muito a qualidade das ações da polícia, permite um policiamento preventivo da PM muito mais eficiente e o policiamento investigativo também por parte da Polícia Civil com mais estrutura”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Julio Reis. “Com isso, aumentou muito o número de prisões diárias pela Polícia Militar. Temos em média de 200 prisões diárias no Paraná, reduzindo os índices de criminalidade no Estado”, acrescentou.

INVESTIMENTOS – Além da contratação de policiais e entrega de viaturas, o Governo do Estado investiu na aquisição de aparelhos e equipamentos especializados para as tropas. Foram compradas cerca de mil pistolas calibre 9 milímetros da marca Glock (utilizadas pelo FBI e pela Polícia Federal brasileira).

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, afirmou que essas medidas estruturantes dão melhores condições de trabalho aos policiais. “O policial militar pode exercer o seu papel de forma mais eficiente e eficaz, voltados à segurança do cidadão”, disse. “Tivemos avanços para serem comemorados. Fechamos um círculo virtuoso no tocante à mobilidade e ostensividade da Polícia Militar”, afirmou coronel Tortato.

CORPO DE BOMBEIROS – A regularização do exercício de Polícia Administrativa pelo Corpo de Bombeiros é reflexo da chamada Lei da Boate Kiss (Lei 13.425/17), que estabelece as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o objetivo é proteger vidas e diminuir os danos ao meio ambiente e a patrimônios em caso de sinistros. “O Corpo de Bombeiros tem agora, dentro de uma hierarquia, não só a notificação, como pode até embargar algumas obras que não se adequarem às normas de segurança”, disse.

A corporação também vai diminuir o valor da taxa de vistoria para incentivar a procura pela adequação dos prédios e estabelecimentos onde há a reunião de público, como templos religiosos, centros de convenções, estabelecimentos de lazer, bares e baladas. “Prevenção é sempre o carro-chefe do Corpo de Bombeiros. Porém, se precisar dar uma resposta às ocorrências, a corporação está preparada e equipada”, acrescentou coronel Fábio.

ESCADA MAGIRUS – Richa também entregou ao Corpo de Bombeiros a escada Magirus, que passou por um processo de revitalização na Alemanha durante os últimos quatro anos. No Brasil nenhuma empresa estava apta para fazer o conserto da viatura e o Corpo de Bombeiros, através da Empresa Iveco, conseguiu que o veículo fosse encaminhado para a Alemanha, a fim de ser consertada pela Fabricante JMK.

O custo foi de aproximadamente R$ 1 milhão, incluindo conserto, transporte, seguro e impostos de importação e exportação. A escada tem capacidade para chegar até 60 metros de altura.



BOX

Richa recebe medalha e anuncia criação de Companhia Independente em Guaratuba



Também nesta quinta-feira, o governador Beto Richa e o chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel, receberam a Medalha Coronel Albari Marcondes Pimpão. A honraria do 1o Comando Regional de Polícia Militar é destinada a personalidades e autoridades que contribuíram de maneira eficaz para o desenvolvimento, fortalecimento e aperfeiçoamento da segurança pública de Curitiba.

Richa anunciou, ainda, a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Guaratuba, no Litoral do Estado. De acordo com o prefeito Roberto Justus, o município conta hoje com um pelotão, que conta com quase 30 policiais militares. Com a companhia, o efetivo pode ser até três vezes maior.

“Com a companhia independente, teremos durante todo o ano uma estrutura parecida com a que existe durante a Operação Verão, na temporada”, afirmou Justus. “Teremos ainda um processo para que as vagas sejam abertas e os policiais nomeados”, afirmou.

Por: João Luiz Garcia (Tiguera)
Fonte e foto: AEN/PR

Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação