Ao vivo

Amigos pela Fé

20:00 até as 22:00

a seguir:

Experiência de Deus

com Pe. Reginaldo Manzotti

22:00 até as 23:00

Notícias

A

13/04/18 14:04

Vivemos a Quaresma como tempo de alegre preparação para a Páscoa do Senhor e nossa.
Celebramos a Semana Santa e o Tríduo Pacal que culmina na Noite Santa da Ressurreição, renovando nossas promessas batismais. Como o antigo povo de Deus, também nós somos provocados a fazer êxodo, pessoal e comunitário, para a libertação de todos os grilhões que nos aprisionam e matam.
É o ápice da nossa fé cristã!

Cada celebração Eucarística é Páscoa. O Senhor Jesus, vivo e ressuscitado caminha conosco.
Santo Atanásio afirmava que este "Momento Alto" se estende no tempo . . . Com efeito, os cinqüenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes devem ser celebrados como se fossem um só dia de festa, ou melhor, "como um Grande Domingo!"
A prática cristã de celebrar o Mistério Pascal de Cristo na ação de graças e na alegria - não só no Tríduo Pascal como também nas sete semanas ou cinqüenta dias (Pentecostes) que sucedem - é tradição desde o início da Igreja, e encontra raízes, também, no calendário das festas judaicas. Do Domingo da Ressurreição até o dia de Pentecostes - que deve ser considerado como verdadeiro fruto do mistério pascal - a Liturgia da Igreja nos ajuda a viver intensamente o mistério do Cristo Ressuscitado e a nos descobrirmos "filhos e filhas" do Ressuscitado.

Esse tempo tem sua dinâmica e ritmo próprios:
- Após o Domingo da Ressurreição tem início a "Oitava da Páscoa", voltada para o Batismo, que nesta noite introduzia os mistérios dos Sacramentos da Iniciação Cristã, recebidos na Noite Pascal. Sendo fiéis no Batismo, assumindo nossa missão de cristãos, seremos discípulos e missionários, continuadores da Obra do Senhor. Todos os cinqüenta dias (Pentecostes) são celebrados como sendo um único período festivo e tendo por tema global e unitário a passagem de Cristo pela morte até culminar na glória.
Os domingos desse tempo são chamados "Domingo de Páscoa" e os textos bíblicos -
a Iª Leitura são extraídos sempre dos Atos dos Apóstolos em referência à vida, ao crescimento e ao testemunho da Igreja Primitiva;
a 2ª Leitura - das Cartas de São João, de Pedro e do Apocalipse - textos que revelam a alegria plena da fé e a firme esperança de quem crê no Ressuscitado. Os Evangelhos do 2° e 3° domingo narram as aparições do Ressuscitado;
o 4°, O "Bom Pastor", quando rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas. Os três domingos seguintes, são extraídos do Evangelho de João, dos discursos e orações do Senhor depois da Última Ceia (discurso de despedida e oração sacerdotal).
No Brasil celebra-se no 7° domingo de Páscoa a solenidade da Ascensão, acentuando-se a Presença Permanente do Senhor ressuscitado entre nós.
A semana seguinte à Ascenção até o domingo de Pentecostes caracteriza-se pela preparação da Celebração da vinda do Espírito Santo, quando também rezamos pela Unidade dos Cristãos.
Enfim, o Domingo de Pentecostes encerra esse evento sagrado de 50 dias que devemos considerar como o coroamento e o remate de todo o Tempo Pascal.

Mas a festa não termina . . . E, cada Celebração Eucarística é Páscoa, particularmente no domingo, como nos diz o Vaticano II:
- "Por tradição apostólica, que tem sua origem no dia da Ressurreição do Cristo, a Igreja celebra cada oitavo dia o Mistério Pascal, por isso, com muita razão e devoção, chama-se "Dia do Senhor"!
Que nossa vida seja contínua Páscoa: exercício perene de renovação espiritual e luta constante contra todos os mecanismos de morte.
O Senhor Jesus, vivo e ressuscitado, é nosso parceiro de estrada . . . e ainda temos a certeza da intercessão da Virgem Mãe, que, como em Pentecostes, é presença garantida no meio de nós!

Vivamos e celebremos na alegria esse Tempo Pascal !!

Padre Mario Cesar do Amaral, SAC




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação