Ao vivo

Sementes de Nossa Terra

com Cledi Troczinski (Polaco)

13:00 até as 15:00

a seguir:

A Hora da Misericórdia

com Pe. Reginaldo Manzotti

15:00 até as 15:30

Notícias

Qualidade de vida exige cuidados e espaços adequados, diz Dom Edgar.

09/11/18 11:11

Nesta semana, o Bispo de Palmas-Francisco Beltrão chama atenção sobre a importância e a preocupação com a qualidade de vida em todas as idades, especialmente aos idosos. Para Dom Edgar Xavier Ertl, todas as pessoas são dignas e merecedoras de cuidados. “Muitas vezes as políticas públicas não estão favorecendo uma vida de qualidade e proteção aos cidadãos, especialmente aos idosos, doentes e portadores de necessidades especiais”, frisa.
Visando oferecer amparo aos padres, Dom Edgar anuncia que a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão terá a Casa do Clero, assim como ocorre em outros locais, onde seminários e conventos estão sendo transformados em espaços geriátricos, adaptados às diferentes realidades e tecnologias que favoreçam aos que precisam de cuidados.
Somadas as outras dimensões, Dom Edgar recomenda os cuidados para além da dimensão biológica, à alma e ao espírito. “ Está comprovado. Quem cuida destas três dimensões da vida, terá uma vida longa, uma vida feliz, uma vida plena de sentido, plena de esperança, de fé e de amor. Uma vida compensatória, sem reclamações e ressentimentos”, enfatiza.
Cuidadores com amor!
“A galinha reúne os pintinhos debaixo das asas!” (Mt 23,37).
Jesus usa uma imagem muito importante, e ao mesmo tempo simples: a galinha reúne, cuida, protege, sob suas asas, seus pintinhos. Eles precisam do cuidado das asas aconchegantes e acolhedoras da mãe! Ali eles estão seguros. A vida estará garantida, está prolongada. A mãe cuida, sua tarefa é cuidar, acolher, agasalhar. A galinha cuidadosa e protetora de seus pequenos e indefesos filhotes. A comparação que Jesus faz é deveras interessante e atual.
Pensemos neste artigo semanal, na “arte de cuidar com amor”. Cuidar, proteger, preservar são os verbos mais conjugados atualmente, quando se trata da vida, da saúde e de bem-estar. Queremos viver mais, com qualidade de vida, com cuidados apropriados a cada idade. É um direito de todos. Nos elencos dos serviços e profissões, hoje aparecem os “cuidadores”, inclusive com cursos e especializações nesta “arte de cuidar”. Então existem ofertas e demandas do novo ofício! “Posso lhe cuidar. Sou especialista na arte de cuidar”, li num jornal de opções de empregos e anúncios de curso a distância.
Outra constatação do tempo atual. As Congregações Religiosas e Dioceses também estão se preparando para cuidar melhor de seus membros. Na Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, teremos, num futuro não distante, a “Casa do Clero”. Elas querem proporcionar-lhes uma vida longeva com dignidade, que corresponda aos valores fundamentais. Grandes e antigos casarões, como seminários e conventos estão sendo transformados em casas geriátricas, adaptadas às diferentes realidades e com tecnologias que favoreçam aos que precisam de cuidados. Mas este não poderia ser um privilégio dos consagrados e ordenados. Preservar e cuidar da vida são valores e exigências universais. Todas as pessoas são dignas e merecedoras de cuidados, não importa sua condição social, raça, credo e cultura. Muitas vezes as políticas públicas não estão favorecendo uma vida de qualidade e proteção aos cidadãos, especialmente aos idosos, doentes e portadores de necessidades especiais.
Nós, humanos, somos compostos por um corpo, uma alma e um espírito. Somos a soma destas três dimensões conjugadas, e por usa vez, relacionadas, em plena conexão. Uma depende da outra. Uma sustenta a outra. Corpo, alma e espírito constituem o que de mais fundamental possa existir nas criaturas humanas. Esta é a beleza da nossa existência na sua totalidade, mas também poderá ser nossa “pedra de tropeço”, se priorizarmos uma em detrimento das outras. E isto tem acontecido conosco com muita frequência sob o influxo do espiritualismo – “salve tua alma!” e hoje do materialismo – “meu corpo é tudo; sobre ele eu decido”.
Somos cuidados e cuidadores. Cuidemos, pois, do corpo, da alma e do espírito. Está comprovado. Quem cuida destas três dimensões da vida, terá uma vida longa, uma vida feliz, uma vida plena de sentido, plena de esperança, de fé e de amor. Uma vida compensatória, sem reclamações e ressentimentos. E aqui vale aquela frase que ouvi quando um senhor me disse, no dia em que completava seus 88 anos, e me convidava para uma bênção de aniversário: “Como é bom e gratificante viver. Eu gosto de viver. Deus tem me abençoado, me protegido sempre ‘sob suas asas’! Sou um filho bem cuidado”! Que sabedoria neste homem!
E de forma surpreendente estamos percebendo que os que são cuidados e aos que se permitem cuidados, a vida se prolonga, se qualifica e se plenifica. Somos todos cuidadores e estamos todos sob as “asas, a proteção de Deus” e de nossos semelhantes, especialmente aqueles mais próximos. Cuidemos, pois, da vida com amor, pois “amar a Deus quer dizer investir nossas energias todos os dias para ser seus colaboradores no serviço ao próximo sem reservas, no buscar perdoar sem limites e no cultivar relações de comunhão e de fraternidade”, disse o Papa Francisco no Angelus, domingo, 04 de novembro de 2018.
Dom Edgar Ertl




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação