Ao vivo

Pallotti no Interior

com Abel Quadros e Cledi Troczinski

09:30 até as 12:00

a seguir:

Rádio Saudade

com Tiguera

12:00 até as 13:00

Notícias

Bispo pede à Pastoral Familiar uma atenção especial aos novos casais.

16/11/16 15:11

No sábado, 12 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), o Bispo Dom Edgar Xavier Ertl recebeu a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, com 21 participantes, objetivando o diálogo das lideranças da Pastoral com o Bispo sobre a missão com as famílias na Diocese.
Dom Edgar disse que o modelo de inspiração e dinamização da Pastoral Familiar é a Família de Nazaré – Jesus Maria e José: “Temos razões para trabalhar em defesa e promoção das famílias. Ouvi que a Pastoral Familiar acompanha desde a gravidez até a fase final da vida, passando pelas diversas etapas, mas sempre na continuidade como proposta de Jesus. Eu me torno cristão a partir do Batismo e vou crescendo na consciência cristã de batizado. A Pastoral Familiar deve preocupar-se com todas as etapas da vida da família, especialmente a preparação para o matrimônio”.
Salientou Dom Edgar que a Pastoral Familiar deve ter uma atenção especial aos novos casais, evitando separações: “Há famílias que vivem em conflitos e dificuldades. Os agentes da Pastoral Familiar devem acompanhar e evitar as separações que acontecem, às vezes, de modo tão simples, sem a reflexão de problemas que poderiam ser resolvidos através do diálogo, do perdão, da oração. A Pastoral deve ir ao encontro aos recém-casados para acompanhá-los sobre a vivência dos primeiros anos de matrimônio”.
Missão
A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da Família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar formar verdadeiros cidadãos, conhecedora de seus direitos e deveres.
Setores
Setor Pré-Matrimonial: Articular com catequese (pais e catequizandos), jovens e escolas, evangelizar namorados e noivos. Setor Pós-Matrimonial: a) Oferecer ajuda e formação para recém casados e grupos familiares; b) Formação contínua para vida conjugal, familiar e comunitária. Setor Casos Especiais: Famílias em situações conflitivas (motivos alheios a sua vontade. Ex. droga, alcoolismo, etc.), 2) Famílias em situações irregulares (matrimônio à experiência; uniões livres de fato; católicos unidos apenas no casamento civil; separados e divorciados sem 2a união; divorciados que contraem nova união – casais de 2ª união). 3) Famílias em situações especiais (matrimônio misto; matrimônio canônico precedito de divórcio civil; os sem-família). Acolher a todos incentivando e acompanhando, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja. Defesa da Vida: A vida humana é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus, e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim… (CIC 2258). A Igreja Católica consciente da sua missão evangelizadora empenha-se em valorizar, respeitar, promover e defender a vida humana, em todas as suas fases, da concepção ao seu fim natural.
2017
Dias 01 e 02 de abril: Encontro Diocesano de Casais (casais de união sacramental, casais em segunda união e casais legitimandos). Local casa de Formação Divino Mestre – Francisco Beltrão.
18 e 19 de outubro – Congresso diocesano da pastoral Familiar. Local casa de Formação Divino Mestre – Francisco Beltrão.
Por Portal RBJ


Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 07:00 - Encontro de Gerações
  • › 07:00 às 08:30 - Ricordi d´Itália
  • › 08:30 às 09:30 - Santa Missa da Matriz São Roque
  • › 09:30 às 12:00 - Pallotti no Interior
  • › 12:00 às 13:00 - Rádio Saudade
  • › 13:00 às 14:30 - Mistura Brasileira
  • › 14:30 às 15:30 - Músical Especial
  • › 15:30 às 18:30 - Transmissão de Futebol
  • › 18:00 às 18:05 - Oração da Manhã
  • › 18:30 às 20:30 - Cultivando a Tradição
  • › 20:30 às 22:00 - Retratos e Canções
  • › Veja toda a nossa programação