Ao vivo

Alma da Terra

com Tiguera

10:00 até as 11:50

a seguir:

A Voz da Esperança

11:50 até as 12:00

Notícias

Padre da Pastoral Rodoviária celebra missa em Francisco Beltrão.

02/12/16 11:12

Motoristas de Francisco Beltrão se reuniram na noite desta quinta-feira (1º) no pátio do Posto Toscan, na Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, no Bairro São Cristóvão. A concentração não foi para nenhuma manifestação, muito pelo contrário, serviu como agradecimento por mais um ano de trabalho.
Na ocasião, junto com as famílias, motoristas participaram de uma missa celebrada pelo padre Miguel Staron, da Pastoral Rodoviária. O sacerdote percorre de caminhão todo o Brasil e, pelo menos uma vez por ano, passa por Francisco Beltrão. Já celebrou missas em vários postos de combustíveis da cidade e dessa vez esteve no posto Toscan, por solicitação dos proprietários.
Em entrevista à Rádio Onda Sul FM/RBJ, padre Miguel contou um pouco de sua trajetória pelas estradas do país, a serviço da igreja católica.
“Esse trabalho já existe há 40 anos, começou com o padre Mário que trabalhou por 30 anos e agora não viaja mais por conta da idade, mas está tendo continuidade comigo e outros dois colegas, o padre Germano e padre Arno, é a igreja se fazendo presente no meio de uma classe trabalhadora que é o caminhoneiro, taxista, motoristas de ônibus, pessoal dos postos, restaurantes de beira de estrada, enfim de pessoas que trabalham em prol daqueles que viajam”, contou.
Onda Sul FM/RBJ: Como é chegar nos locais e conseguir reunir esses profissionais?
Padre Miguel: Pessoal da estrada conhece esse trabalho e uma vez por ano aqueles que conhecessem esse trabalho querem que a missa seja realizada no seu estabelecimento, em agradecimento, em louvor e também eles fazem um lugar de igreja para aqueles que estão sempre na estrada.
Onda Sul FM/RBJ: Senhor se sente satisfeito podendo viajar pelo Brasil, mesmo sendo uma tarefa cansativa?
Padre Miguel: É um trabalho bom e quem realmente decide fazer isso, vai aceitar e tem que gostar de dirigir e de estar como nômade numa estrada, sozinho, mas sempre se faz muito amigos né, pessoal do posto, da lanchonete, nossa convivência é o povo da estrada.
Onda Sul FM/RBJ: Senhor é um caminhoneiro também?
Padre Miguel: Também, a gente dirige um ¾, faz a parte de um motorista e sabe as dificuldades enfrentadas por um caminhoneiro, esse trabalho é especifico pra essa classe.
Onda Sul FM/RBJ: O que o senhor pode falar da situação atual das estradas, dos problemas e perigos que os motoristas enfrentam todos os dias?
Padre Miguel: Eu comecei a viajar em 93, então naquele tempo até a era do Lula as estradas eram bem péssimas, depois foi melhorando e hoje nós temos estradas boas, algumas pedagiadas, mas muitas vezes estradas lá do Nordeste são melhores que as nossas com pedágio aqui no Paraná, com valor elevado. Então tem essas diferenças, os perigos, as vezes o assalto, sempre existiu assalto e sequestro na estrada e sempre vai, então o importante é ter prudência, responsabilidade e se cuidar também, por que como você ouviu durante a celebração, são 50 mil mortes todos os anos nas estradas, isso no local, por que a polícia soma só esses, mas se contarmos aqueles que morrem nos hospitais a situação é bem pior, por isso gostaria que todos tivessem bastante cuidado, bastante prudência pra diminuir esse índice absurdo. Por isso, peço que Deus e Nossa Senhora da Estrada abençoe a todos, em nome do pai. Amém.
Por Portal RBJ


Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Pref. Munic. Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes da Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação