Ao vivo

Sementes de Nossa Terra

com Cledi Troczinski (Polaco)

13:00 até as 15:00

a seguir:

A Hora da Misericórdia

com Pe. Reginaldo Manzotti

15:00 até as 15:30

Notícias

LANÇADA OFICIALMENTE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 NA DIOCESE DE PALMAS--FRANCISCO BELTRÃO

02/03/17 17:03

Todos os anos a Igreja do Brasil, durante o tempo da Quaresma, apresenta a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade. Este ano de 2017, a CF tem como tema: “Biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema: “Cultivar e guardar a criação”. Entendemos por bioma o conjunto de vida constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação identificáveis em escala regional com condições geoclimática similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
A Campanha da Fraternidade de 2017 chama a atenção para a agressão e a degradação que a natureza está sofrendo. O objetivo geral da CF é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.
Dando início à campanha da Fraternidade, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou Entrevista Coletiva à Imprensa no dia 02 de março, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. O evento teve a participação do Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, Pe. Deoclézio Wiginéski (Pároco da Paróquia Santo Antonio – Dois Vizinhos e Assessor Diocesano das Pastorais Sociais) e Sergio Luiz Carniel (Engenheiro Agrônomo da Emater Regional).
Dom Edgar disse são convidadas as pessoas de boa vontade para que, sintonizadas a partir da Palavra de Deus e da realidade, tenham espaço de reflexão sobre as questões que tocam diretamente a sociedade através da Campanha da Fraternidade. Dom Edgar ressaltou que o assunto biomas tem relação com a fé: “Está relacionada à evangelização”. Citou o Papa Paulo VI e o Papa Francisco: “A evangelização não seria completa se ela não tomasse em consideração a interpelação recíproca que se fazem constantemente o evangelho e a vida concreta e social dos homens. É por isso que a evangelização comporta uma mensagem explicita, adaptada às diversas situações e continuamente atualizadas. A Igreja para ser fiel a Jesus e a ela mesma deve interessar-se por tudo o que diz respeito às pessoas. Ela não faz isso para impor o evangelho, mas porque tem consciência de que a sua missão de evangelizar prioriza a defesa e a promoção da vida, dom de Deus. Existe uma relação profunda entre a Igreja e os biomas brasileiros, já que eles são espaços de vida que geram mais vida. A destruição dos biomas é também a destruição da vida humana”.
Ressaltou o Bispo que o desenvolvimento faz parte de nosso crescimento, mas que deve ser de forma inteligente e racional: “Nós, hoje, sabemos que o nosso Sudoeste do Paraná também sofre. E, nesta Campanha da Fraternidade, devemos pensar sobre os desafios do Sudoeste paranaense e quais os problemas que atingem a vida, os rios, a terra, as matas, como cuidamos ao redor de nossas casas. A Campanha nos ajudará a refletir sobre nossas ações para agregar valores para salvar e proteger esse ambiente tão belo que é o nosso Sudoeste”.
Sergio Luiz Carniel (Engenheiro Agrônomo da Emater Regional), destacou mais a questão educativa e técnica. Disse que a questão ambiental já teve o processo devastador encerrado, mas que a recuperação é lenta: “Temos um grande grupo de pessoas que sabe preservar e temos um pequeno grupo que continua a depredar. Mas a lei se faz presente neste momento”. Citou que a Emater fez o Cadastro Ambiental Rural composto por cerca de três mil famílias, na maioria de pequenos agricultores: “Todos têm uma proteção acima do recomendado”. Disse que nas propriedades maiores há mais dificuldades de encontrar consciência de proteção ambiental: “ Existe a visão mais comercial do que ambiental, esse é o grande problema atualmente”.
Outra questão importante foi que o sistema agrícola sofreu mudanças no setor produtivo, implicando mudanças na conservação: “Nós perdemos um patrimônio que consegue produzir alimentos, que é o solo. Já a mata, dentro do bioma, é o grande equilibrador ambiental, pois ela consegue manter em torno de 5 a 7 graus a diferença da temperatura entre verão e inverno. No inverno a mata é mais quente e no verão é mais fria. A mata processa toda a água que recebe e devolve limpa”.
É urgente aprendermos o conceito do funcionamento da natureza, diz Carniel, e que esta é uma função da Igreja Católica em ajudar a divulgar, recapacitando os profissionais da educação: “Para que tenhamos um conceito simplificado de convivência ambiental. No momento em que destruímos uma mata ou isolamos pequenas porções de mata, as árvores perdem o potencial de manutenção das espécies, com isso os animais terão um refinamento da espécie”.
Para o Pe. Deoclézio Wiginéski (Pastorais Sociais), há a necessidade de maior consciência para a educação para que haja ação transformadora e não alienação: “Temos que educar para a vida em fraternidade a partir da justiça e do amor, exigência central do evangelho”. Recordou que em 1975, a Igreja criou a Pastoral da Terra, para desenvolver a reflexão a respeito da terra para todos”. O tema da Campanha da Fraternidade será trabalho de forma integrado com a sociedade, como Igreja em saída, como pede o Papa Francisco, esclarece Pe. Deoclézio: “As Pastorais Sociais têm que ir a campo e formar nossas lideranças com a visão de que a natureza e a vida humana têm que caminhar juntas nessa luta para que a vida se desenvolva com clareza”.

Por: Luiz Carlos/Assessoria Diocese Palmas-Francisco Beltrão.

Fotos da Notícia



› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 18:00 - Entardecer Musical
  • › 18:00 às 18:05 - Oração de Ave Maria
  • › 18:05 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação