Ao vivo

Sementes da Nossa Terra

com Cledi Troczinski (Polaco)

13:00 até as 15:00

a seguir:

A Hora da Misericórdia

com Pe. Reginaldo Manzotti

15:00 até as 15:30

Notícias

“Dá-me de beber”. Dom Edgar faz uma reflexão sobre a Terceira Semana da Quaresma.

20/03/17 14:03

Caros leitores. Iniciamos a Terceira Semana da Quaresma. Vivemos esse tempo privilegiado de penitência e de conversão. Vivemos concomitantemente o tempo da Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, sob a luz do lema bíblico “cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Neste 3º Domingo ouvimos, no Evangelho de João 4,5-42, uma narrativa de um encontro transformador de Jesus e uma Samaritana. Esta página bíblica é tida pela Tradição eclesial como um “ícone de conversão”, inspirador para caminhada quaresmal. Jesus ao meio dia, cansado da viagem, sentou-se junto ao poço que Jacó tinha dado ao seu filho José, na Samaria, e aí se dá o encontro com a mulher samaritana, que vinha para tirar água. “Dá-me de beber” foi o pedido de Jesus à mulher. Jesus não tinha um balde para tirar água. A mulher veio com seu balde, porque buscar água na fonte pública era tarefa normal das moças. Ela se surpreende por ter sido abordada por um desconhecido sedento, porém disposta a dialogar com o homem cansado, ao meio-dia, um viajante estranho. Eles conversam sobre água, elemento vital para o homem, de modo especial para aquelas regiões e culturas. Jesus se prolonga no diálogo com a mulher, rompe os preconceitos entre judeus e samaritanos, entre homem e mulher. Abre-se à história da desconhecida. Ela conta-lhe tudo sobre sua vida e a razão de buscar água naquela hora. Jesus, porém, lhe oferece algo mais, e pouco a pouco entra em seu coração, e vai lhe ensinando.
Garantiu-lhe Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha que vir aqui para tirá-la”. A mulher fora saciada sua sede de fé e conheceu o dom de Deus. Segundo o Evangelista João a mulher interiormente transformada, começa a campanha de divulgação de quem ela encontrara, que conhece sem condenar e que orienta a sede para aquela água que jorra para a vida eterna: Disse aos conterrâneos: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo, o Messias?”. Ao anúncio da mulher o povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. Queriam certificar-se da notícia. Eles foram contagiados pelo testemunho missionário. Ela, moça que diariamente buscava água como dona de casa, acabou como anunciadora do Messias, uma discípula de Jesus.
O ícone da samaritana nos mostra que os encontros com o Mestre Jesus são sempre transformadores. Uma vez abordado por ele, o apelo para ser diferente é irresistível. A mulher samaritana nos convida a sentarmos perto de tantos “poços” onde corações inquietos e necessitados de uma nova esperança libertadora saciarão a sua sede. Pedimos neste tempo de Quaresma, neste grande retiro de 40 dias, que se encontrando com Jesus, reforça em mim a disposição para me deixar transformar, me deixar converter. Podemos pensar: Se a mulher samaritana nos tomasse pela mão, o que nos diria e para onde nos levaria hoje como povo de Deus, como cristãos, da Diocese de Palmas/Fco. Beltrão? Nossa forma de vida cristã, de cidadãos é uma presença que testemunha nossa fé em Cristo, e, somos cultivadores e guardiãs da criação? Quis são as nossas sedes?
Em Cristo,
Sou vosso servo!
Dom Edgar Ertl
Bispo Diocesano
Por Portal RBJ




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Pref. Munic. Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes da Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação