Ao vivo

Bom Dia Cidade

com Reinaldo Claudino

07:30 até as 10:00

a seguir:

Alma da Terra

com Tiguera

10:00 até as 11:50

Notícias

Dom Edgar: Conversão Social e Reforma da Previdência.

28/03/17 14:03

Quaresma é o tempo que nos encaminha para a Páscoa, a ressurreição do Senhor, a vitória de Cristo sobre a morte, a festa de nossa salvação. É tempo forte de penitência e mudança de vida, tempo para voltar-se ao Senhor com novo coração. Jesus Cristo nos interpela com insistência: “Convertei-vos e crede no Evangelho”! Podemos falar de diversos modos de conversão: pessoal, pastoral, ecológica e social, entre outras. Hoje vamos pensar no significado desta conversão social. A Igreja, na Doutrina Social, oferece-nos, sobretudo uma visão integral e uma plena compreensão do homem, em sua dimensão pessoal e social. A partir do Evangelho a Igreja oferece-nos, então, contributos à construção da comunidade humana, mostrando o significado social do Evangelho.
O Papa Francisco escreveu sobre a conversão social dos cristãos: “A evangelização não seria completa se não tomasse em consideração a interpelação recíproca que se fazem constantemente o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social dos homens. É por isso que a evangelização comporta uma mensagem explícita, adaptada às diversas situações e continuamente atualizada” (Evangelii Gaudium 181). Os bispos reunidos em Aparecida, em 2007, disseram que “nada do humano pode ser estranho à evangelização” (DA 380). Para a Igreja evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo, ou seja, no anúncio da Boa Notícia do Reino, compromisso com os irmãos e irmãs, é o que a Escritura define por caridade – gestos concretos, atitudes.
Sem pretender entrar em detalhes, do momento atual do Brasil, por exemplo, a proposta do Governo Federal, da Reforma da Previdência Social, faz parte da preocupação da Igreja. Nesta semana, em Brasília, os bispos trataram do tema. Corre-se o risco, e de fato é notório, que o mesmo está sendo discutido como meras generalidades e duvidosas na sua concretude. aparentemente, e, com facilidade perdendo o foco com outros temas de menor relevância. Estamos preocupados com a Reforma. Sim, necessária, porém, não deste modo que nos é apresentado. Pasmem! Os fatos estão comprometidos e viciados pelas ideologias de grandes grupos políticos e oligarquias, desfigurando e maquiando a nossa realidade social brasileira. Deste modo somos contrários e aprovamos a abertura de uma CPI da Previdência.
– O conceito de Previdência Social, por outro lado, preconizado pela “Organização Internacional do Trabalho”, é um sistema de proteção social e não um sistema de acumulação financeira. Por causa disso, é preciso considerar a existência dos três pilares: contribuição dos trabalhadores, contribuição das empresas e a parte do Estado. “É preciso questionar a Reforma da Previdência” no quesito da fundamentação ética sobre a proteção social, a inclusão social, o que sugere a ideia original da Previdência Social –, afirmou o professor Guilherme Delgado aos Bispos em Brasília, durante a reunião do Conselho Permanente.
Caros leitores. Conversão social é podermos tirar as conseqüências práticas desta situação complexa da Reforma da Previdência Social, no Brasil, e perceber quem serão os mais prejudicados pela Reforma. Não podemos ficar indiferentes ao que é-nos dito diariamente, às vezes, como opinião e vícios de linguagem, sem fundamentos objetivos. Precisamos razões concretas. Vamos dialogar e questionar os nossos representantes do Sudoeste do Paraná, os nossos Deputados Federais e Estaduais. Participemos, pois, de Audiências Públicas, Simpósios e Debates nas Câmeras de Vereadores e outras Instituições preocupadas com a vida do povo brasileiro. É hora de deixar de lado as ideologias e as pretensões políticas. Pensemos no Brasil e no povo, especialmente nos pobres e idosos. Vamos dialogar sobre a Reforma com técnicos e legisladores e pesquisadores nesta área. Que valham as palavras do Papa Francisco para o momento atual do Brasil: “Os Pastores têm direito de exprimir opiniões sobre tudo aquilo que diz respeito à vida das pessoas, dado que a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano”. Então, pela força das palavras de Jesus, nesta Quaresma, busquemos com toda a boa vontade da mente e do coração a conversão cristã e social, revendo especialmente tudo o que diz respeito à situação social dos povos, primando pela justiça e pela equidade.
Dom Edgar Ertl
Bispo Diocesano
Por Portal RBJ




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 05:00 às 06:00 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 06:05 às 06:50 - Amanhecer no Sertão
  • › 06:50 às 07:00 - O Homem e a Terra
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Prefeitura Municipal de Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes de Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação