Ao vivo

Amigos pela Fé

20:00 até as 22:00

a seguir:

Experiência de Deus

com Pe. Reginaldo Manzotti

22:00 até as 23:00

Notícias

Criação: Bondade do Senhor, responsabilidade nossa!

03/04/17 11:04

Estamos na 5ª e última Semana da Quaresma e imbuídos dos exercícios quaresmais da penitência e da conversão e da Campanha da Fraternidade. Como pessoas dispostas a vivermos em profundidade a nossa fé, seguindo firmemente as exigências do Evangelho de Jesus Cristo, não queremos permanecer alheios ao clamor que nos é proposto pelas reflexões da Campanha da Fraternidade deste ano de 2017, sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida, e a missão de cultivar e cuidar com responsabilidade da criação. Na sequência, quero apresentar algumas considerações eclesiais, patrimônio da Igreja Católica, sobre a criação e o nosso compromisso para com ela.
No século IV, o bispo São Gregório de Nazianzo, escreveu sermões sobre o tema da “bondade do Senhor” nas coisas criadas, com uma pergunta muito simples: “De onde e de quem vem tudo isso?”. E então responde questionando: “Considera de onde te vem a existência, a respiração… quem te concedeu a felicidade de contemplar a beleza do céu, o curso do sol, a órbita da lua, a multidão dos astros e aquela harmonia e ordem que se manifestam em tudo isso como uma lira afinada? Quem te deu as chuvas, as lavouras, os alimentos, as artes, a morada, as leis, a sociedade, a vida tranquila e civilizada, a amizade e a alegria da vida familiar? De onde te vem poderes dispor dos animais, os domésticos para teu serviço e os outros para teu alimento? … Porventura não foi Deus?”. Então, com razão a Igreja escolheu o lema bíblico “cultivar e guardar a criação” como tarefa e compromisso com o Criador e suas criaturas.
Quero continuar citando São Gregório pela beleza, profundidade e atualidade de seu texto, próprios para este tempo de reflexão com a “casa comum” proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Assevera-nos o bispo: “Imitemos aquela excelsa e primeira lei de Deus, que faz chover sobre os justos e os pecadores e faz o sol igualmente levantar-se para todos; que oferece aos animais que vivem na terra a extensão dos campos, as fontes, os rios e as florestas; que dá às aves a amplidão dos céus, e aos animais aquáticos, a vastidão das águas; que proporciona a todos, liberalmente, os meios necessários para a sua subsistência, sem restrições, sem condições, sem fronteiras; que põe tudo em comum, à disposição de todos eles, com abundância e generosidade, de modo que nada falte a ninguém. Assim procede Deus para com as suas criaturas, a fim de conceder a cada um os bens de que necessita segundo a sua natureza e dignidade, e manifestar a todos a riqueza da sua bondade”.
O Papa Francisco ao dirigir-se à nossa Igreja, no dia da abertura oficial da Campanha da Fraternidade disse que “o Criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza”. Na mesma linha de raciocino, o bispo de Roma nos adverte e quem sabe aqui reside a voz profética da Igreja Diocesana de Palmas/Fco Beltrão e de todas as instituições defensoras e promotoras dos biomas, do meio ambiente: “Infelizmente, os sinais da agressão à criação e da degradação da natureza também estão presentes”. Sentimos nas palavras do Pontífice que nos chama a atenção para os desafios e problemas ecológicos, suas causas, e, principalmente caminhos e decisões que devemos tomar urgentemente para a sua superação. Nossa Diocese quer e deve cooperar com a reflexão do Papa Francisco para o bem e a defesa da vida do povo do Sudoeste do Paraná. Sabemos que não estamos isentos de problemas ecológicos nesta região. Ouçamos os peritos em saúde e teremos uma grande surpresa!
Caros leitores! Iniciemos, pois, fazendo o dever de casa porque o “o Século XXI ou será ecológico ou simplesmente não serᔠnas palavras de Dom Pedro Casaldáliga e tomando consciência do que disse Bento XVI, quando papa: “A terra é um dom belíssimo do Criador, que desenhou sua ordem intrínseca, dando-nos assim os sinais orientadores aos quais devemos ater-nos como administradores da sua criação”. Eis a nossa responsabilidade, eis a nossa tarefa!
Dom Edgar Ertl
Bispo Diocesano
Por Portal RBJ




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 06:05 - Oração da Manhã
  • › 07:00 às 07:30 - RVP Notícias 1a Edição
  • › 07:30 às 10:00 - Bom Dia Cidade
  • › 10:00 às 11:50 - Alma da Terra
  • › 11:50 às 12:00 - A Voz da Esperança
  • › 12:00 às 12:05 - Pref. Munic. Coronel Vivida
  • › 12:05 às 12:30 - RVP Notícias 2a Edição
  • › 12:30 às 13:00 - Destaques Esportivos
  • › 13:00 às 15:00 - Sementes da Nossa Terra
  • › 15:00 às 15:30 - A Hora da Misericórdia
  • › 15:30 às 17:00 - Show da Tarde
  • › 17:00 às 19:00 - Entardecer Musical
  • › 19:00 às 20:00 - A Voz do Brasil
  • › 20:00 às 22:00 - Amigos pela Fé
  • › 22:00 às 23:00 - Experiência de Deus
  • › Veja toda a nossa programação