Ao vivo

Pallotti no Interior

com Abel Quadros e Cledi Troczinski

09:30 até as 12:00

a seguir:

Rádio Saudade

com Tiguera

12:00 até as 13:00

Notícias

CORONEL VIVIDA LANÇA MARATONA CULTURAL MUNICIPAL.

06/04/17 17:04

O Departamento de Cultura e Turismo, atendendo uma solicitação do prefeito Frank Schiavini, irá realizar um número maior de atividades de manifestações artísticas em relação à programação do ano passado. Com a inclusão de novos eventos, criou-se o programa Maratona Cultural Municipal. Já no lançamento, são 4 propostas para a comunidade com foco de participação e apoio das instituições de ensino do município: Música, Fotografia, Teatro e Poesia. O objetivo é incentivar a produção cultural individual ou coletiva com o apoio das instituições de ensino e da iniciativa privada.
Já foram encaminhado aos colégios e também divulgados no site da prefeitura (www.coronelvivida.pr.gov.br), os editais com as informações sobre os 4 eventos que já fazem parte da maratona: o “Concurso de Fotografia: Dia do Abraço”, o “5º Festival Interescolar de Teatro: Poucas Palavras”, o “2º Concurso de Poesia” e o “Festival Interescolar da Canção”. Diferente dos outros três que são voltados à comunidade escolar, o concurso de fotografia será aberto à sociedade, sem restrição de idade. Outras propostas poderão surgir ao longo do ano no programa e também para os próximos anos, pois a intenção é de, gradativamente, acrescentar novas oportunidades ao povo vividense na manifestação de sua cultura.
O diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Alexsandro Pedroso, explica que depois da Administração Municipal incentivar o aprendizado de algumas artes em cursos e oficinas, nos últimos anos, é possível implantar novas ações que oportunizem a prática artística. “Ao ampliar os eventos que envolvem cultura no formato de competição, percebeu-se que havia um leque de possibilidades que foram analisadas e se concretizaram nesse programa, pois muitos já tiveram o contato com manifestações artísticas seja através da municipalidade ou das próprias instituições que estudam ou estudaram”. Novas regras e ideias para eventos que já ocorreram foram debatidas juntamente com os representantes dos colégios estaduais e particulares, bem como Instituto Federal do Paraná – IFPR, para que todos possam contribuir com esse processo de desenvolvimento.
O professor de teatro, Jeferson Sachini, comenta que há um nítido desenvolvimento nas ações culturais, pois o interesse e o nível nas participações aumentaram e novas regras tiveram que ser criadas para atender a demanda. “No festival de teatro, por exemplo, só será possível utilizar textos adaptados ou originais, para evitar textos ou peças copiadas da internet e também não se poderá utilizar falas gravadas para não se perder a originalidade”. Por outro lado, Jeferson lembra que não são só proibições que foram acrescentadas. “Pelo sucesso do festival nos últimos 4 anos, será permitida a participação de até 2 grupos de cada instituição e ao invés de um dia, o evento será realizado em 3 dias, sendo duas etapas classificatórias e a final”.
O concurso de fotografia abrirá inscrições no dia 20 de abril e a votação do público será no dia 20 de maio. O recital para a premiação do concurso de poesia está marcado para dia 6 de junho. Já o festival de teatro será realizado no início do mês de julho. E a noite de apresentação do festival da canção está marcada para dia 8 de outubro. Os interessados nas atividades da Maratona Cultural Municipal podem acessar as informações no site da prefeitura ou se dirigir, em horário comercial, na Casa da Cultura Viva, na Praça Ângelo Mezzomo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - RICARDO CESAR OLIVEIRA
Por Valdenir Lima




› Voltar

› Veja todas as noticias

PARCEIROS

PREVISÃO DO TEMPO

PROGRAMAÇÃO DO DIA

  • › 06:00 às 07:00 - Encontro de Gerações
  • › 07:00 às 08:30 - Ricordi d´Itália
  • › 08:30 às 09:30 - Santa Missa da Matriz São Roque
  • › 09:30 às 12:00 - Pallotti no Interior
  • › 12:00 às 13:00 - Rádio Saudade
  • › 13:00 às 14:30 - Mistura Brasileira
  • › 14:30 às 15:30 - Músical Especial
  • › 15:30 às 18:30 - Transmissão de Futebol
  • › 18:00 às 18:05 - Oração da Manhã
  • › 18:30 às 20:30 - Cultivando a Tradição
  • › 20:30 às 22:00 - Retratos e Canções
  • › Veja toda a nossa programação