logo

A SEGUIR

"A Hora da Misericórdia"

15:00:00 - 15:15:00

"Play na Pallotti"

15:15:00 - 17:00:00

Comitê de crise da AMSOP ouve prefeitos sobre atendimentos e estrutura para Covid-19

Os prefeitos de Salto do Lontra, Fernando Cadore, São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha, Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust, e representantes do prefeito de Verê, Ademilson Rosin, foram ouvidos em reunião do Comitê de Crise em Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). Esses prefeitos foram os primeiros a serem ouvidos pelo Comitê porque não possuem, em seus municípios, unidades de retaguarda para o atendimento primário ou estabilização de pacientes, o que acaba por sobrecarregar os hospitais de referência na região.

“Nós fizemos um levantamento junto ao nosso Comitê de Crise e às 7ª e 8ª Regionais de Saúde, e constatamos que, se esses municípios que compareceram à reunião estruturarem os seus atendimentos primários, nós teremos um alívio nos hospitais de referência e, mais importante, salvaremos muitas vidas”, destacou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

Os representantes do prefeito Ademilson Rosin, de Verê, – que não pôde comparecer por motivo de viagem – Enéas de Oliveira (secretário de Administração) e Jane Ceccon (secretária da Saúde), pediram o apoio do Comitê de Crise e da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para equipar o Hospital do Trabalhador e, assim, poder garantir o suporte básico a pacientes com covid.

O prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore, enalteceu o clima de união entre os municípios da região através de empréstimos de equipamentos, como, por exemplo, respiradores. E, também, expôs as dificuldades com os pacientes pós-covid, que ainda precisam do auxílio de cilindros de oxigênio, mas que a Prefeitura tem tido muita dificuldade para adquirir com os fornecedores.

A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha, apresentou um balanço do lockdown que decretou no município, entre os dias 01 e 04 deste mês, e avaliou a medida como muito positiva para a redução de casos. A prefeita, ainda, manifestou a intenção de buscar alternativas ao atendimento prestado atualmente pelo hospital conveniado ao município, que avaliou como inadequado.

Em Nova Prata do Iguaçu, o prefeito Sérgio Faust garantiu que o município está profundamente empenhado para que todo o suporte seja garantido aos pacientes.

Para o coordenador do Comitê de Crise, Elói Schlikmann, “os prefeitos demonstraram comprometimento para resolver os atendimentos já nos respectivos municípios, com a aquisição de equipamentos através da ARSS”.

Por fim, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, pontuou aos prefeitos a importância da realização de testagem em massa da população como uma medida eficaz para o rastreamento e redução de novos casos de covid-19.

Também participaram da reunião, os demais membros do Comitê, Helton Pfeiffer, Patrícia Mallmann Brocardo e Claudete Meurer, os diretores da Amsop, José Kresteniuk e Claudemir Freitas, o secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar, o secretário de Saúde de São Jorge D’Oeste, Ampélio Parzianello e a secretária de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, Vanderleia Faust.

Topo