logo

Na Amsop, 30 prefeituras participam de capacitação na área de recursos humanos

Nesta quinta e sexta-feiras, dias 16 e 17/09, cerca de 80 pessoas das equipes de recursos humanos de 30 prefeituras da região participam de uma capacitação, no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), sobre implementação e fluxo de informações trabalhistas das prefeituras.

No conteúdo, ministrado pelo professor Eraldo Consorte, que é consultor jurídico nas áreas trabalhista e previdenciária, o enfoque é o e-Social, um sistema informatizado da Administração Pública que centraliza todas as informações sobre a vida funcional dos servidores das prefeituras.

Neste ano, o governo federal lançou a nova versão do e-Social, e dentre as novidades do sistema, a versão em aplicativo para celulares. O e-Social foi implantado junto aos empregadores de forma escalonada em cinco grupos de contribuintes, iniciando pelos empregadores domésticos em 2015, seguido pelas maiores empresas do País em 2018, pequenas empresas e demais pessoas físicas em 2019, e, desde o último mês de julho, também pelas prefeituras.

Topo