logo

Promotora de Justiça da Regional Pato Branco envia mensagem sobre o Dia da Árvore

Mas todo dia é dia dela. Sem as árvores não temos ar puro, não temos água, não temos animais diversos, não temos solo fértil, não temos comida, não temos vida.

No Estado do Paraná somos agraciados com uma vegetação nativa rica em biodiversidade, que é a Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana: cerca de 70% da população brasileira vive em território antes coberto por ela – daí a importância da preservação do que ainda resta do bioma, fundamental para questões como a qualidade do abastecimento de água nas cidades.

Estima-se que perto de 12% da vegetação original esteja preservada, 80% disso mantidos em propriedades particulares. É um dos biomas que apresenta a maior diversidade de espécies de fauna e flora – tanto que alguns trechos da floresta são declarados Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No Brasil, são 17 estados com a presença do Bioma Mata Atlântica, sendo que o Paraná tem quase a totalidade de seu território coberta com esta vegetação.

A Mata Atlântica sofre diversos fatores que pressionam sua supressão, como na área rural com a agricultura que depende da expansão de fronteiras agrícolas, com o uso abusivo de agrotóxicos, utilização intensiva e extensiva do solo, os empreendimentos hidrelétricos com inundações de áreas de matas, a silvicultura, que é a produção econômica de espécies exóticas em substituição a áreas de mata nativa, além das áreas urbanas, com o crescimento populacional e a ocupação desordenada do espaço urbano, com empreendimentos imobiliários e industriais em expansão.

É importante a identificação dos remanescentes de Mata Atlântica para buscar sua conservação, com a formação de corredores de biodiversidade, vez que a sua fragmentação, a descontinuidade da Mata Atlântica, gera áreas isoladas e com menor capacidade de preservação e de biodiversidade.

Também neste mês de setembro, que lembramos do dia da árvore, trabalhamos na Operação Mata Atlântica em Pé, ação que ocorre nos 17 estados da federação com este bioma. Portanto, a mata que cerca sua propriedade rural, que está presente nas áreas verdes urbanas, faz parte deste importante bioma brasileiro e carece de todo nosso cuidado.

É dever de todo cidadão e ainda mais de todo cristão preservar o meio ambiente em todos os seus aspectos, para garantir a continuidade da vida com recursos naturais para a presente e as futuras gerações.

Não somos donos da terra, da água ou da mata. Somos meros guardiães e como guardiães devemos estar sempre alertas para o dia em que seremos cobrados por nossas ações de preservação e cuidado.

Que Deus continue dando sabedoria ao ser humano para entender que a vida de todos depende da ação de cada um.

Feliz Semana da árvore!

Grata,

Ivana Ostapiv Rigailo

Promotora de Justiça

Coordenadora do GAEMA – Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente/Regional Pato Branco

Topo