logo

A SEGUIR

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

"Avisos"

12:30:00 - 13:00:00

Encontro Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral

No dia 21 de maio de 2022 aconteceu, presencialmente, o primeiro encontro da Pastoral da Ecologia Integral. O encontro foi realizado nas dependências da ASSESOAR e contou com a participação de 51 lideranças de 21 paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

A Pastoral da Ecologia Integral é um pedido da última assembleia diocesana e que aparece no XVI Plano Diocesano da Ação Evangelizadora como uma proposta pastoral. De modo on-line, outros encontros já foram realizados, porém presencialmente, foi o primeiro.

Evidencia Pe. Vagner Raitz, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, que “o dia 21 de maio se torna um marco importante na caminhada desta que é a mais nova pastoral da nossa Diocese, ao lado da Pastoral do Migrante/refugiado. Ao longo do dia rezamos juntos inspirados pela Encíclica Laudato Si, do papa Francisco, ouvimos a palavra dos bispo diocesano, Dm Edgar, sobre a importância do tema ‘pastoral’, posteriormente o comando da polícia ambiental, na pessoa do Sargento Melo, nos apresentou a triste realidade do Sudoeste do Paraná no que diz respeito ao desmatamento e outros crimes ambientais. Estiveram presentes também os membros do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) que nos situaram sobre a realidade em que se encontram as famílias do Movimento e os interesses dos diversos setores ao longo desse processo."

Na parte da tarde houve um importante momento de partilha sobre os trabalhos já realizados paroquialmente pela Pastoral da Ecologia Integral e na sequência, em grupos, elaboraram-se propostas para os passos futuros da Pastoral. Ao final foi composta a equipe de coordenação diocesana com representantes dos decanatos que, junto com o Pe. Itacir Franceschina, assessor diocesano, encaminharão os passos seguintes da Pastoral da Ecologia Integral”.

Topo