logo

Amsop recebe primeiro encontro de secretários e líderes de Educação do sudoeste

Com o tema “educação e transformação”, foi realizado, nesta terça-feira, 28/06, o primeiro encontro de secretários e líderes de Educação do sudoeste, na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). O evento, promovido pelo Sistema Regional de Educação (SRE), Sebrae Paraná e Amsop, foi voltado para a capacitação de profissionais da rede municipal de ensino, sobretudo, do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto anos).

De acordo com a presidente do SRE e secretária municipal de Educação de Ampére, Margarete Dal Molin, “é um momento muito importante, para alinharmos os nossos trabalhos junto às secretarias municipais de Educação”. Ainda conforme Margarete, “o encontro faz parte de um plano de metas estabelecido em 2021, quando foi criado o SRE, para que possamos pensar a Educação de forma conjunta e, assim, alcançarmos melhores resultados nos municípios”.

O diretor-executivo da Amsop, José Kresteniuk, que representou o presidente da entidade e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, fez um resgate histórico da Educação no sudoeste, e dos principais avanços para alunos e professores. “Foram inúmeras conquistas, como a expansão das universidades por todo o sudoeste, com novos cursos, como, por exemplo, Medicina, o Fundeb, os planos de carreira do magistério, e a qualidade dos professores na região, hoje, a maior parte com mestrado e doutorado ”, assinalou Kresteniuk.

O gerente regional do Sebrae, César Colini destacou que a entidade estimula a implantação da educação empreendedora nos municípios, com “a distribuição de cartilhas, capacitação dos professores e preparação dos alunos para o futuro da sociedade”.

Durante o dia, os presentes ao encontro acompanharam uma palestra com o designer de experiências artísticas e idealizador do Festival Internacional de Hip Hop, Octávio Nassur, e um workshop com o especialista na área de recursos humanos em grandes empresas nacionais e multinacionais, Paulo Vieira.

A frente de honra foi composta pelo vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, diretor-executivo da Amsop, José Kresteniuk, secretária municipal de Educação de Francisco Beltrão, Mariah Ivonete Silva, designer Octávio Nassur, gerente regional do Sebrae, César Colini, presidente do SRE e secretária municipal de Educação de Ampére, Margarete Dal Molin, vice-presidente do SRE, Maria Angela Momo, especialista Paulo Vieira e coordenadora de Educação do Sebrae, Sonia Massae Shimoyama.

SOBRE O SRE

O Sistema Regional de Educação (SRE) é composto por 11 municípios: Ampére, Barracão, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Planalto, São João e Sulina. O SRE é uma iniciativa pioneira no Paraná e tem como objetivo transformar o setor educacional da região desde o Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto anos) das redes municipais de ensino.

Topo