logo

A SEGUIR

"Levanta-te e Anda"

20:00:00 - 21:00:00

"A Voz do Brasil"

21:00:00 - 22:00:00

Abelardo Luz registra primeiro caso da varíola dos macacos

O município de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, confirmou o seu primeiro caso da varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (8).

Em coletiva de imprensa, representantes da secretaria informaram que a notificação, confirmando o caso, chegou ao setor na sexta-feira (5). A paciente, uma mulher de 54 anos, está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por profissionais da pasta, apresentando situação estável.

O setor de epidemiologia está apurando ainda a forma como pode ter ocorrido o contágio da abelardense. Entre os sintomas apresentados por ela, estão lesões na pele, febre, dor de cabeça e no corpo.

O primeiro atendimento da paciente ocorreu no Hospital Rogacionista, sendo acionada a Vigilância Epidemiológica para acompanhamento do caso.

Informações preliminares apuradas pela Secretaria de Saúde, apontam que a paciente não viajou nas últimas semanas, o que indica o contágio por outra pessoa, o que ainda é investigado.

Segundo o portal Sua Saúde, a varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus, que costuma estar presente em roedores. Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através do contato próximo e prolongado, e causar sintomas como calafrios, dor muscular e nas costas, cansaço excessivo e aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou serem doloridas.

Para prevenir a varíola dos macacos, é recomendado: Evitar o contato próximo com pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos; Evitar tocar nas bolhas ou entrar em contato com a roupa e objetos de uso pessoal de pessoas que possuem sinais e sintomas de varíola dos macacos; Desinfetar e lavar bem as mãos com água e sabão; e usar máscaras de proteção.

Topo