logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

Desfile de 7 de Setembro contará com a participação do bloco das Etnias de Coronel Vivida

Na noite desta segunda-feira, dia 08, nas dependências da AABB comunidade de Coronel Vivida, reuniram -se representantes das etnias italiana, alemã e polonesa, além da Pastoral do Migrante. No encontro foi discutido e definida a participação no Desfile de 7 de Setembro, do bloco das etnias.


Representando a etnia polonesa esteve o empresário, professor, contador, locutor e colecionador de antiguidades, Paulo Gaiewski que avaliou positivamente o encontro. Sobre a etnia polonesa, Paulo revelou que na região os descendentes de poloneses têm uma boa representação embora não sejam maioria. “Pretendemos fazer bonito. Temos uma quantidade pequena de pessoas para participar do desfile, mas, estaremos representados”, destacou o empresário.

O pastor Jeferson da Igreja luterana esteve representado a etnia alemã e afirmou ter uma boa expectativa quanto a participação no desfile. “Uma sociedade é composta por vários grupos e cada um traz sua contribuição. A cultura alemã está sendo deixada impressa na vida e na história da sociedade e isso ser representado no 7 de setembro é significativo”, disse o pastor.

O senhor Evandro José Pizoni representou a etnia italiana e também afirmou ter acolhido bem a proposta do Município de integrar as etnias no desfile deste ano. “Tanto tempo que não se faz, quanto tempo que eu deixei de participar de muitas coisas da nossa cultura e este 7 de setembro será especial pra eu rever amigos e representar a cultura italiana”, externou Evandro.
A coordenadora da Pastoral do Migrante da Paroquia São Roque, Rosane Silva, revelou que muito embora os haitianos sejam maioria entre os imigrantes em Coronel Vivida, muitas outras nacionalidades são presentes no município. “Para o desfile, como a Pastoral do Migrante ainda é um serviço novo dentro do nosso município, a ideia é mostrar o nosso trabalho e que a população descubra a importância do acolhimento”, afirmou a coordenadora.

Por fim o coordenador do bloco das etnias, Moacir Mior, afirmou que foi convidado a participar como representante da colônia italiana e sugeriu a inclusão no desfile das etnias Polonesa e Alemã   que também são bem presentes na cidade. Revelou ainda que a Pastoral do Migrante já estava organizada e a ideia foi aceita pela organização do desfile. "Nós percebemos o entusiasmo e garra de cada um e oque foi mais importante, todos colaborando com todos e não querendo fazer da sua etnia aparecesse mais. Tanto é que chegamos a uma conclusão de uma quantidade equitativa de dez representantes de cada etnia no desfile", ponderou o coordenador.

A programação completa do Desfile de 7 de Setembro ainda não foi divulgada oficialmente, mas, a intenção este ano é a de promover um grande evento no dia da Independência do Brasil.

Topo