logo

A SEGUIR

"Entardecer Musical"

17:00:00 - 20:00:00

"Levanta-te e Anda"

20:00:00 - 21:00:00

PATO BRANCO E MAIS 19 CIDADES DO PARANÁ DEVEM RECEBER UNIDADES DO IFPR

 

O deputado federal Zeca Dirceu, afirmou que o plano nacional de expansão da educação profissional e tecnológica prevê a implantação de novas unidades do IFPR (institutos federais de educação) em mais 20 cidades do Paraná: Pato Branco, Cianorte, Guaíra, Maringá, Loanda, Pinhão, Siqueira Campos, Prudentópolis, Sarandi, Cantagalo, Marmeleiro, Alvorada do Sul, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Cornélio Procópiio, São Mateus do Sul, Faxinal, Castro, Rio Negro e São José dos Pinhais.

O Governo Federal quer 100 campus em todo Brasil. A proposta do Ministério da Educação é mais ousada e prevê a criação de 300 institutos até o final de 2026. No caso do Paraná, foram protocolados junto ao MEC os pedidos de instalação de unidades em mais 20 cidades. Atualmente, o estado conta com 20 campus do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos. 

O mesmo, ainda afirmou se compromisso com o Prefeito Robson Cantu, com seus apoiadores locais como Assis Anhaia e disse que tem colocado a região sudoeste como prioridade.

Presença
Além dos pedidos para as 20 novas unidades, os campus das cidades de Palmas e Curitiba pediram mudança de tipologia. Outras seis unidades -  Coronel Vivida, Goioerê, Quedas do Iguaçu, Barracão, Astorga e Arapongas - protocolaram pedido de reenquadramento de campus avançado para campus normal.

Novo PAC
Os institutos garantem um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Os recursos tanto para a expansão quanto para a consolidação estão previstos no Novo PAC. Ao todo, estão previstos R$ 3,9 bilhões para construção, implantação ou instalação de novas unidades.

Topo