logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

11:50:00 - 12:00:00

"Prefeitura Municipal de Coronel Vivida"

12:00:00 - 12:05:00

Alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Arnaldo Busato realizam visita de estudos em Itaipu

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, realizou-se uma Visita Técnica com os estudantes do Colégio Estadual Arnaldo Busato, formandos do Curso Técnico em Informática à Usina Hidrelétrica de Itaipu, bem como todo o seu complexo.
Esta Atividade é realizada pelo terceiro ano consecutivo e o principal objetivo é a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área, havendo uma integração entre teoria e prática. Esta visita é composta por dois dias, onde os alunos passam pelos principais laboratórios do PTI, órgão responsável pela implantação e desenvolvimento de projetos tecnológicos, entre eles o Mob-i: Centro de Mobilidade Sustentável que apoia a gestão e operação de projetos-pilotos de monitoramento de veículos elétricos, sendo este o que chamou muito a atenção dos estudantes por ser um tema bastante discutido na atualidade – a energia limpa. O mais recente projeto implantado no PTI é o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, que busca soluções com tecnologias inovadoras para auxiliar os gestores públicos no que diz respeito aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício das cidades e de sua população, entre eles, a segurança coletiva.
Como parte da programação, realizaram uma visita interna a usina, tendo a oportunidade de observar de perto o formato de geração e distribuição de energia. Também conheceram locais de preservação da biodiversidade como o Parque das Aves e o Parque Nacional das Cataratas.
Assim, os professores Eliete Marcolina, Paulo Nunes e Ludiane Trentin, que acompanharam a turma, avaliam de forma muito positiva esta experiência, pois é uma maneira interacional e motivadora de saber como as coisas funcionam na prática.

Topo