logo

A SEGUIR

"Entardecer Musical"

17:00:00 - 20:00:00

"Levanta-te e Anda"

20:00:00 - 21:00:00

STF nega pedido de Richa para suspensão de ações por troca de juízes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido da defesa do ex-governador Beto Richa para suspender a ação penal relacionada às Operações Quadro Negro e Rádio Patrulha. A defesa contesta a troca de juízes responsáveis pelo andamento dos processos.

Em junho, uma portaria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) realocou os juízes substitutos, com isso as ações contra Richa que tramitam na 9ª e na 13ª varas criminais deixaram de ser presididas por Fernando Fischer e passaram ao juiz José Daniel Toaldo.

A decisão do TJ-PR motivou o pedido do Habeas Corpus da defesa de Richa a instâncias superiores, que por fim não resultaram em alterações.

Em despacho o ministro Gilmar Mendes negou o seguimento do HC e defendeu o remanejamento dos juízes. Segundo ele “a troca se deu de forma objetiva, por critérios de volume de trabalho e antiguidade”. Ainda o documento diz que as mudanças foram abrangentes e não tinham relação direta com a situação de Beto Richa.

As operações Radiopatrulha mira em propinas de R$ 8 milhões em contratos de manutenção de estradas rurais. E Operação Quadro Negro, investiga desvio de verbas na Educação. Ambas tramitam na Justiça Estadual.

Topo