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Nosso Seminário: Comunicação de valores, estratégia e imagem


“Os canais de comunicação mudaram, então precisamos alterar os modelos de gestão. Sair de um sistema de departamentos engessados e ir para algo mais linear, onde haja uma comunicação clara e coesa”, disse em sua apresentação ocofundador do Grupo Sal, Marcius Viana, especialista em planejamento estratégico.

Comunicadores de todo país se reuniram no Centro de Estudos do Sumaré, na capital fluminense, para participar da sexta edição do Seminário de Comunicação promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

A abertura do segundo dia de formação ficou a cargo do coordenador geral do seminário, Pe. Arnaldo Rodrigues, sacerdote carioca que trabalha com as redes sociais do Vaticano.

“Este seminário passou a ser de todos, construído a várias mãos para auxiliar profissionais de comunicação, discutindo conceitos importantes, novas tecnologias e também a responsabilidade ética pertinente e necessária para cada comunicador”, frisou. 

Cultura digital
Diretamente de Roma, o professor de comunicação e governo das instituições, Marc Carroggio, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Navarra, ministrou os workshops da manhã sobre cultura digital e vulnerabilidades. 

“No atual cenário mundial, como vivemos e comunicamos diante das novas exigências, novas competências e também novas prioridades?” Esse questionamento pautou a primeira apresentação, refletindo também sobre a importância de pensarmos em ações comunicativas como reflexo de nossos valores e referências.  

Carroggio chamou a atenção, durante a apresentação, para o alcance e as consequências de toda comunicação, que pode construir pontes ou destruir reputações pessoais e de grandes instituições. 

“O conteúdo precisa ser bom e comprometido com a verdade, para inclusive jogar a nosso favor e ratificar nosso trabalho. Precisamos ter estratégia, cuidado e focar mais nas pessoas. Não comunicamos para plataformas, comunicamos para o outro”. 

Vulnerabilidades
Para a segunda apresentação, debateu-se sobre fragilidades na cultura comunicativa, com destaque na realidade corporativa, na qual Marc acredita que “é fundamental prezar pela coerência entre o que se acredita com o que se prega. Quando se fala em nome de uma instituição ou personalidade, é preciso ter afinidade, sintonia e um discurso simples”. 

Diante de um erro ou algo que precisa ser corrigido, todo comunicador pode se propor a constituir um processo de recuperação de discurso. Entretanto, Marc frisou que é importante enxergar que não basta a correção da informação, mas mostrar que existe capacidade e credibilidade para manter a fidelidade de quem consome o conteúdo.

Workshops discutem desafios, planejamento e cultura do encontro na comunicação

Comunicar é a arte do encontro por meio da linguagem, da evolução e da produção séria e sadia de conteúdo. Esses foram alguns dos conceitos apresentados nos workshops na parte da tarde do segundo dia do Seminário de Comunicação da Arquidiocese do Rio. 

Para discutir sobre os desafios da gestão de pessoas no Século XXI, o evento contou com a participação da publicitária Verônica Machado (Koca), sócia-executiva do Grupo Sal, que ressaltou a importância de se observar pessoas e habilidades para construção de um planejamento estratégico.  

“É fundamental observar as indicações filosóficas e os efeitos que despertamos no outro para perceber o caminho que estamos trilhando no trabalho de comunicação. A proximidade, ainda que não presencial, desperta uma consciência e influência na criatividade para produção de materiais atrativos”, salientou. 

Estratégias que renovam
O cofundador do Grupo Sal, Marcius Viana, especialista em planejamento estratégico, ministrou a segunda apresentação que debateu sobre as metodologias ágeis como resposta aos novos tempos.  

“Os canais de comunicação mudaram, então precisamos alterar os modelos de gestão. Sair de um sistema de departamentos engessados e ir para algo mais linear, onde haja uma comunicação clara e coesa”.  

Marcius destacou também a necessidade de todos os participantes de uma ação terem consciência de seus papéis na instituição, alinhando deveres, responsabilidades e conquistas participativas: “todos fazemos parte”.  

Comunicação em Ação
Para encerrar as atividades do dia, o diretor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Prof. Leonel Azevedo de Aguiar, partilhou um pouco sobre sua experiência à frente do setor e os desafios da comunicação dentro da universidade.  

“Os desafios da comunicação passam também pela importância de se primar por uma boa formação humana e profissional. A essência do comunicador está diretamente ligada com tudo que se aprende e nos valores que acreditamos”, disse o acadêmico.

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