logo

Tempos Sinodais

No dia 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco anunciou um Sínodo Especial para a Amazônia. É o quarto Sínodo no seu pontificado. Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos realiza-se em Roma, de 06 a 27 de outubro/2019. O tema em discussão está sendo este: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. São mais de trezentos os sinodais. Homens e mulheres de comprovada fé e virtudes apostólicas que participam desta reflexão importante à Amazônia. A intenção do Sínodo para a Amazônia é nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ali presente, basicamente integrada por povos indígenas, muitas vezes esquecidos e maltratados.

O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa São Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar. Resgatando o sentido etimológico da palavra “sínodo”, chega-se aos termos gregos syn (que significa “juntos”) e hodos (que significa “caminho”), numa junção que expressa a ideia de “caminhar juntos”. A reunião desta instituição permanente da Igreja consiste em um encontro religioso ou assembleia na qual alguns bispos, reunidos com o papa, têm a oportunidade de trocarem informações e compartilhar experiências.

Todos os Papas convocaram Sínodos nas últimas décadas. Eles se dividem em três categorias: “Assembleia geral ordinária”, para questões relativas à Igreja universal; “Assembleia geral extraordinária”, para questões particularmente urgentes relativas à Igreja universal; e “Assembleia especial”, para questões relativas a um continente ou região específica. O Sínodo para a Amazônia é o décimo primeiro Sínodo da categoria “especial”. O Papa Francisco conduziu os Sínodos para virem a ser algo de mais rico do que simplesmente “bispos que caminham juntos”. Cada vez mais, os sínodos estão a tornar-se encontros de todo o Povo de Deus na Igreja. O Sínodo em andamento mostra esta fisionomia da Igreja Católica.

Após um período do término do Sínodo, o Papa assina, então, o Documento Final que resume as principais conclusões da Assembleia Sinodal e passa a ser um ponto de referência para a caminhada da Igreja presente na Amazônia. Provavelmente após o Documento Final nascerá uma Exortação Apostólica Pós-Sinodal que dará o norte principal da missão evangelizadora da Igreja na Amazônia.  O Sínodo está constituído pelos bispos da Amazônia caminhando juntos uns com os outros, com os habitantes daquelas terras, com os jovens e com o Espírito Santo.

 

XVI Assembleia Diocesana

A Diocese de Palmas-Fco. Beltrão está vivendo dias de “Sínodo Diocesano”. Trata-se da XVI Assembleia nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, na Casa de Formação Divino Mestre. Em torno de 200 pessoas estão “caminhando juntas”, em comunhão e participação, para debaterem ao longo dos dias de reunião diversos assuntos, sendo o principal a elaboração de um plano quadrienal que deverá nortear as atividades da diocese. Bispo, sacerdotes, diáconos e leigos debruçam-se sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), para ajudar a Igreja Local (paróquias, comunidades, pastorais, serviços, movimentos) a responder aos desafios evangelizadores, para um Sudoeste do Paraná cada vez mais urbano, com seus desafios e perspectivas. Nossas decisões serão centralizadas nas “Comunidades Eclesiais Missionárias”, com a imagem da casa, sustentada sobre 04 pilares, a saber: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Queremos contar com as orações de nossos fiéis para que as melhores diretrizes sejam tomadas para o processo de evangelização desta nossa experiente diocese, serva do Senhor e seu Reino.

Dom Edgar Ertl, Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Topo