logo

A SEGUIR

"Experiência de Deus"

10:00:00 - 11:00:00

"Bom de Papo"

11:00:00 - 12:00:00

Concreto pode ser alternativa mais barata e durável para pavimentar vias

As vantagens do uso do concreto na pavimentação de vias urbanas foram apresentadas durante uma palestra na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), na semana passada. O encontro promovido pelo Paraná Cidade e ABCP (Associação Brasileira de Concreto Portland) reuniu engenheiros e arquitetos das prefeituras da região.

A popularização do material ajudou a baratear o concreto, que hoje chega a ser mais vantajoso que os pavimentos asfálticos. “O uso do concreto se baseia na sustentabilidade, seja ela social, econômica ou ambiental”, resume o gerente regional Sul da ABCP, Alex Maschio. No entanto, esse tipo de pavimento ainda é pouco utilizado no Brasil: em Buenos Aires, 51% das vias são de concreto; em Curitiba apenas 1%.

Na palestra, Alex apresentou estudos elaborados no Paraná sobre a viabilidade da pavimentação em concreto. Em alguns levantamentos, o material ficou 34% mais barato que o asfalto para ser implementado e em 20 anos a economia total, considerando os custos de manutenção, chegou a ser calculada em 71%. Segundo ele, “o concreto é mais durável que o pavimento em asfalto, mas até algum tempo atrás era muito mais caro; hoje está sendo mais barato e mantendo a mesma durabilidade, tendo economia na construção e manutenção”. A durabilidade média do pavimento em concreto é de 20 anos e do asfalto de 6 a 8 anos.

Alex também citou outros benefícios deste tipo de pavimento, como a valorização arquitetônica dos espaços, segurança viária dada a maior abrasividade, possibilidade de maior permeabilidade de água e maior aproveitamento de outros resíduos em sua composição. O pavimento em concreto, por ser mais claro, também permite maior reflexo da luz à noite e, durante o dia, menor absorção de calor.

Topo