logo

Luis Enrique volta a ser técnico da Espanha após se afastar para acompanhar tratamento da filha

Seleção espanhola era comandada por Robert Moreno, então auxiliar do ex-técnico do Barcelona, que fez boa campanha nas eliminatórias da Euro com quatro vitórias e dois empates :


 

A Real Federação Espanhola de Futebol confirmou nesta terça-feira que Luis Enrique volta a ser o técnico da seleção da Espanha. O treinador tinha se afastado do cargo em junho por problemas pessoais. Dois meses depois, a filha de Luis Enrique faleceu, vítima de um tumor ósseo, com apenas nove anos. Antes do comunicado oficial, a imprensa espanhola criticou a troca no comando como e disse que a Federação "não pode ser circo".

Em entrevista coletiva nesta terça, Luis Rubiales, presidente da federação, se defendeu das críticas e disse que tudo estava acordado entre Robert Moreno, Luis Enrique e a Federação. Segundo Rubiales, ele e José Francisco Molina, diretor esportivo da seleção espanhola, foram comunicados por Moreno que o ex-técnico do Barcelona gostaria de retornar ao comando.

Hoje podemos confirmar que Luis Enrique regressa ao posto. Em 19 de junho firmamos um contrato com Robert Moreno em que deixamos claro que se Luis Enrique quisesse voltar, teria as portas abertas. Falei com Luis Enrique três vezes desde a morte de sua filha: dei os pêsames em 29 de agosto, tivemos uma reunião em outubro e conversamos ontem (segunda). Entre essa conversa e a reunião de outubro, Robert Moreno nos disse que o próprio Luis Enrique gostaria de voltar. Molina e eu conversamos com Luis Enrique. Nos reunimos dia 31 de outubro em Zaragoza e Luis Enrique confirmou que queria voltar.

Molina me disse para que deixemos a definição até que se garantisse a classificação (para a Eurocopa). No domingo, Robert Moreno pediu a Molina para saber o que a direção pensava. Molina disse que se Luis Enrique quisesse voltar, iríamos avaliar a possibilidade. Na segunda, recebemos uma mensagem em que Robert nos disse que queria acertar sua saída e não ser um impedimento para a volta de Luis Enrique.

Essa é a segunda polêmica que envolve a federação espanhola na troca de técnicos em pouco mais de um ano. Vale lembrar que poucos dias antes da estreia do país na Copa do Mundo de 2018, Julen Lopetegui foi demitido da seleção porque tinha sido anunciado como treinador do Real Madrid e assumiria após a competição. Na ocasião, Fernando Hierro assumiu o posto.

Topo