logo

A SEGUIR

"Oração da Manhã com o Padre Reginaldo Manzotti"

06:00:00 - 06:45:00

"Avisos"

06:45:00 - 06:50:00

7 ideias para viver o Advento com sua família

É bom pensar nisso agora para estar pronto, quando chegar a hora, para viver plenamente o momento culminante do ano com nossos filhos.

Durante séculos, a humanidade – e mais particularmente o povo judeu – tem esperado pelo Salvador. Esta expectativa era necessária para que Deus pudesse preparar os corações dos homens para acolher o seu Filho. Da mesma forma, durante quatro semanas por ano, esperamos o Natal. Um panorama das coisas que podemos fazer em família para tornar mais festiva esta espera!

1. A coroa de Advento

Pense na tradicional coroa de Advento – uma coroa de azevinho, abeto, palha (ou papelão, pano, flores secas, etc.) na qual são plantadas quatro velas que são acesas ao ritmo das quatro semanas do Advento. Tenha cuidado, nunca deixe as velas acesas por muito tempo, especialmente à noite. Um incêndio pode irromper rapidamente.

2. O calendário do Advento

O calendário do Advento (comprado ou feito por si mesmo) faz com que a espera seja mais alegre. Como um temporizador, ele conta os dias restantes antes do 25 de Dezembro para nós.

3. O tradicional presépio

O presépio pode ser construído no início do Advento ou montado progressivamente ao longo da sua duração. Como lembrança, o Menino Jesus está instalado no momento da noite de Natal.

4. As estrelas do céu de Natal

Um cartaz pode ser colocado no canto de oração ou acima do presépio onde o céu da véspera de Natal será reproduzido. As estrelas que serão representadas poderão corresponder ao esforço feito por uns e outros durante o dia (nenhum capricho, serviço prestado, etc.). As crianças podem preparar sozinhas estas estrelas cortadas a partir de papel dourado ou colorido.

5. Leituras e canções de Advento

Não nos esqueçamos de ler cada noite uma passagem do Antigo Testamento com os nossos filhos. Desta forma, eles entenderão como a vinda de Jesus foi esperada e preparada. Há muitas histórias sagradas ou Bíblias Infantis que nos podem ajudar a fazer isto. Os mais velhos poderão reler a passagem que foi contada ou lida em família. Pode ser pedido às crianças que ilustrem estas passagens do Antigo Testamento. Estes desenhos podem ser expostos em toda a casa: no canto de oração, no corredor, na escadaria…

As crianças adoram muito cantar. Por que não lhes oferecer a oportunidade de aprender algumas belas canções de Natal? Podemos até organizar um pequeno concerto no dia 25 de Dezembro para avós, tios, tias e amigos que vêm celebrar o Natal.

6. Adaptar o tempo de oração

Também é importante preparar bem a missa para cada um dos quatro domingos do Advento e do Natal. Para isso, uma ou duas frases do Evangelho do dia podem ser colocadas no canto de oração (ou em outro lugar bem visível) na semana ou dias anteriores: “Ficai de sobreaviso, vigiai” (1º domingo); “Traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus” (2º domingo); “No meio de vós está quem vós não conheceis” (3º domingo); “Não temas, Maria, pois encontrastes graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (4º domingo); “Hoje vos nasceu um Salvador” (Natal).

7. Faça boas resoluções e as cumpra

Durante o Advento, concentremos os esforços dos nossos filhos (e de toda a família) em coisas como a escuta, a paciência, a acolhida, a pobreza. Não grandes discursos, mas sugestões concretas. À mesa, ouvir os outros sem nunca os cortar. Servir os outros antes de servir a si mesmo. Verifique que ninguém jamais tenha que reclamar sal, pão ou água pois outra pessoa foi mais além de seus desejos. Desistir de um pedaço de açúcar, um programa de televisão, cinco minutos de preguiça na cama pela manhã. Estar satisfeito com o que você tem sem resmungar ou reclamar: roupas de marca, brinquedos novos que você não precisa necessariamente, doces, etc. Tentar identificar aqueles que ficam sozinhos no pátio e organizar jogos com eles. Recusar zombaria e humilhação dos colegas de classe e comentários de julgamento (na maioria das vezes sobre a aparência). Se levantar de bom humor logo que sair da cama, mesmo se estiver frio, ou se não tiver dormido bem ou se estiver apreensivo com o teste de matemática.

Estas resoluções podem ser pessoais, mas também familiares: toda a família, incluindo os pais, opta pelo mesmo esforço. A vontade de dar o exemplo e o medo da correção fraterna são bons estimulantes.

Não se esqueça: o Advento não está limitado a estas quatro semanas. É toda a nossa vida que é um Advento, uma espera da vinda do Senhor. Vivamos plenamente este Advento para sermos mais “maduros para Cristo”.

Christine Ponsard

Topo