logo

Formatura do Programa Um Olhar Para o Futuro da Cresol aconteceu nesta quarta-feira em Coronel Vivida

O programa um olhar para o futuro, desenvolvido pela Cooperativa Cresol tem cada vez mais envolvidos crianças, alunos da rede Municipal, sabendo da importância do cooperativismo e conhecer como é o funcionamento de uma cooperativa.

A Cresol vem trabalhando o cooperativismo nas escolas buscando fazer com que essas crianças possam crescer tendo conhecimento da importância de trabalhar em cooperativa, de trabalhar em comunidade e objetivos, segundo os coordenadores do programa estão sendo alcançados.

Os agentes treinados pela Cresol, realizam os encontros nas escolas e os alunos recebem um conteúdo especifico sobre o cooperativismo.

A cooperativa também proporciona uma visita em uma propriedade rural, com o objetivo de mostrar o trabalho no meio rural, além da visita na cooperativa, onde os alunos acompanham todo o funcionamento, desde a entrada da cooperativa, a criação, como ela foi fundada, quais são as finalidades de uma cooperativa, o que é que ela contribui com a sociedade e com o desenvolvimento do município. Todas estas informações são repassadas a estas crianças, fazendo com elas cresçam conscientes e conhecedoras da importância de trabalhar em comunidade e unidade.

O Programa Um Olhar Para Futuro está sendo trabalhado em Coronel Vivida, em 6 escolas, sendo as 3 do campo, Abundancia, Vista Alegre e Santa Lúcia e 3 na área urbana, Sete de Setembro, Presidente Kennedy e Paulino Stédile, trabalho realizado com 8 turmas.

O Programa “Um Olhar para o Futuro” é resultado de parceria entre as Cooperativas Singulares Cresol e as Secretarias Municipais de Educação, a fim de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar e despertar nas crianças, o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativistas e a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

A Educação Cooperativista ensina às crianças, a cidadania responsável e a necessidade de saber e estarem envolvidas nas questões sociais. Desta forma, elas podem compreender melhor sobre as responsabilidades em relação a elas mesmas, suas famílias, sua Comunidade e o meio ambiente. Portanto, busca-se a Escola por ser uma instituição que pode auxiliar o Cresol instituto e as Cooperativas Cresol para guiar esse processo de aprendizagem, e desenvolvimento de modo organizado e sistematizado.

O Programa Um Olhar para o Futuro neste ano de 2019 atendeu mais de 100 municípios, e esteve presente em mais de 250 Escolas Municipais, onde 8.122 crianças conheceram e discutiram sobre o Cooperativismo em sala de aula. Sendo destas cerca de 180 alunos aqui em nosso município de Coronel Vivida nas escolas já citadas.

O presidente da Cresol, Ivan Duarte, agradeceu o município, as diretoras e os demais que se envolveram para que o projeto pudesse ser desenvolvido.

A Diretora do Departamento de Educação de Coronel Vivida, Nancy Perin destacou que o conteúdo oferecido pela Cooperativa Cresol tem acrescentado muito aos alunos e aos professores.

Vilmar Bombana, Coordenado do programa, disse que o resultado foi muito positivo e que os objetivos, mais uma vez foram alcançados.

Parabéns à todos os envolvidos.

Topo