logo

A SEGUIR

"A Hora da Misericórdia"

15:00:00 - 15:15:00

"Play na Pallotti"

15:15:00 - 17:00:00

Melhorias no IMNV devem ser concluídas nos próximos meses em Coronel Vivida

Todos os meses, centenas de pacientes são atendidos no Instituto Médico Nossa Vida (IMNV), em Coronel Vivida. Além dos vividenses, a estrutura atende as populações de outros 19 municípios, pertencentes ao Consórcio Intermunicipal da Saúde (Conims).

Assim, buscando melhorar a estrutura [que existe desde 1958, como Hospital São Roque, e se tornou IMNV em dezembro de 2012], está sendo realizada a sua reforma total, desde junho do ano passado.

“Desde que foi assumido o hospital, em 2012, a preocupação maior era reestruturá-lo com equipamentos. Depois o Município buscou, junto ao Governo do Estado, a viabilização da compra da estrutura, que ocorreu em 2015. Após essa etapa foi buscado recurso para a reforma e ampliação do instituto”, relembra Fernanda Barrili, diretora executiva do IMNV.

Para essas melhorias estão sendo investidos quase R$ 2,5 Mi. O recurso é oriundo de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde e a contrapartida da Prefeitura de Coronel Vivida. “A parte da reforma, que compreende os 1.710,02 m², já foi executada. Agora ocorre a ampliação, de 710,02 m², que deve ser concluída no primeiro semestre de 2020”, informa a diretora.

Ela diz que 60% das obras foram executadas e, além de atender às normativas sanitárias e do Corpo de Bombeiros, “possibilitará o aumento das especialidades, oferecendo mais dignidade aos atendimentos”.

“Foram realizadas, por exemplo, reformas em todas as enfermarias, centro cirúrgico e cozinha; e reconstruída a lavanderia [que desde que foi assumido o hospital era terceirizada]. Agora estamos na ampliação, que consiste no pronto socorro, lactário e mais alguns quartos de internação e administrativo; além da central de material esterilizado”.

O prefeito Frank Schiavini diz que tem acompanhado de perto a evolução das obras. “Ao mesmo tempo que estamos mantendo os serviços prestados, evitamos ao máximo as paralisações, porém com cautela e segurança que uma obra dessas exige”. Ele destaca a compreensão da população, “que tem colaborado nesse momento, inclusive sendo parceira em ações que buscam levantar mais recursos, somados aos investimentos conquistados para as reformas e a ampliação”.

Ação

Um exemplo da parceria foi uma ação beneficente, para substituir as janelas da área reformada e adquirir um elevador. Em novembro, houve a oficialização da iniciativa, com todos que colaboraram e arrecadaram cerca de R$ 90 mil. “Essa ação foi idealizada pelo bioquímico e membro do conselho de administração do IMNV, André Mazzuco, que entendia que a substituição das janelas também seria necessária, tendo em vista a grande reforma que estava sendo realizada na estrutura, por meio do convênio entre Governo do Estado e o Município, e a previsão era apenas para reformar as janelas e não substituí-las”, conta Fernanda.

Com isso, Mazzuco e o médico Diogo Luiz Siqueira fizeram um levantamento de quanto custaria cada janela e contataram amigos, empresários e parceiros do IMNV. “A ideia foi tão bem aceita que, em pouco tempo, já havia se levantado todo o valor para as janelas. Como foi conseguido acima do necessário, surgiu a ideia de buscar recurso também para o elevador”, afirma a diretora, agradecendo a todos que colaboraram.

IMNV

O instituto é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos. No local são realizadas em média 210 internações / mês nas especialidades de clínica médica; ginecologia e obstetrícia; cirurgia geral; e pediatria de baixa e média complexidade.

Na área de diagnósticos são prestados, em média por mês, 50 serviços de ultrassonografia; 260 exames de radiografia; 80 mamografias; e 20 audiometrias. Quanto às consultas de especialidades, a média mensal é de 1300, na clínica médica e plantão; 160, de cirurgia geral; 60, de dermatologia; 20, de psicologia; e 32 de nutrição.

Topo