logo

A SEGUIR

"Avisos"

06:45:00 - 06:50:00

"Oração da Manhã"

06:50:00 - 07:00:00

O Encanto da Noite de Autógrafos Escola São Cristovão !

Na noite de quinta-feira (12) ocorreu a noite de autógrafos  dos alunos da Escola Municipal São Cristovão, apresentações e depoimentos iluminaram a noite de pais e familiares dos alunos presentes no centro comunitário ao lado da Igreja Católica, e com as palavras da Pedagoga Angelita nos explicando como esse projeto se tornou realidade. 

Por ter consciência de que formar leitores efetivos é tarefa primordial da educação e que dispomos de uma realidade assustadora no Brasil, no que tange ao hábito da ler livros, os profissionais da Escola Municipal São Cristóvão aceitaram o desafio de implantar o projeto Estante Mágica, que entre seus inúmeros objetivos relacionados à aprendizagem da leitura e escrita,  teve  também o objetivo de trazer as famílias para mais próximo da vida escolar de seus filhos         

O projeto se iniciou com a sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da leitura e da escrita na vida do ser humano. 119 alunos de 4 a 11 anos foram orientados por suas professoras durante 35 dias de execução do projeto. Inicialmente conheceram um pouco mais do mundo literário, fizeram o planejamento para escrita do seu livro, para só então começarem a escrever. A turma da Educação Infantil fez um texto coletivo, tendo como escriba sua professora, depois cada criança fez suas ilustrações. Durante as aulas de Língua Portuguesa e Arte, os alunos do Ensino Fundamental fizeram a escrita e as ilustrações de seus livros.

Na sequência toda equipe da escola se engajou para digitar os textos e digitalizar os desenhos dos alunos na plataforma web da empresa Estante Mágica, que trabalha com a edição e autopublicação de livros infantis. Dando continuidade os familiares escreveram com muito amor a biografia das suas estrelas literárias, para os que não tinham acesso a internet ou não tinham habilidade para trabalhar com a plataforma a escola disponibilizou dois momentos para auxiliá-los, para que nenhuma criança ficasse de fora.

A diretoria da APMF juntamente com a direção da escola e professoras, partilhavam do mesmo ideal, todos nossos alunos deveriam ter seus livros físicos em mãos, para que assim pudessem estar presentes na noite de autógrafos e que esta fosse um momento inesquecível para eles. Para que isso se concretizasse a presidente da APMF, Vera Moreno, não mediu esforços para conseguir parcerias. Ela acompanhada da pedagoga Angelita e da professora Silvane visitaram algumas empresas, a diretora Traudi por meio de ofícios entrou em contrato com outras empresas e assim conseguiram fundos para que esse sonho se realizasse. E ontem, após uma espera de 40 dias, aconteceu a Noite de Autógrafos, na qual 100 estrelinhas literárias estavam brilhando e juntamente com seus familiares vivenciaram seu momento de glória.

A criação destes livros teve papel fundamental na formação como indivíduo dessas crianças, pois conservaram nelas o encanto da fantasia pela arte e pelas coisas do mundo, sem suprimir as riquezas do seu mundo interior.

Lendo sobre a trajetória desses pequenos futuros escritores , começou o trecho da linda canção de Milton Nascimento “ Coração de estudante”, entoar em meus pensamentos recordando sobre a noite de quinta - feira (12) o brilho no olhar de cada criança que mostrava e assinava com orgulho sua obra.

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê

Flor, flor e fruto

 

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes, planta e sentimento

Folhas, coração

Juventude e fé

Que se renove a cada dia essa semente plantada nos corações desses alunos e germine o fruto do saber, e parabenizo a Diretora Traudi a Pedagoga Angelita e a Presidente da  ( APM) Vera Moreno.

Topo