logo

A SEGUIR

"Experiência de Deus"

10:00:00 - 11:00:00

"Bom de Papo"

11:00:00 - 12:00:00

A ciência concorda com Jesus que estas coisas levam a uma vida feliz

Um estudo de Harvard acompanha as mesmas pessoas há 80 anos e os resultados são reveladores

Tem um estudo que Harvard realiza há 80 anos, medindo a saúde e a felicidade ao longo da vida das pessoas.

O estudo começou na década de 1930 e continua até hoje, coletando dados sobre os filhos dos participantes originais.

Até agora, os dados revelaram algumas tendências fortes mostrando o que contribui para uma vida feliz.

Uma observação interessante é que essas descobertas confirmam o que Jesus e o Novo Testamento já nos ensinaram.

Aqui estão cinco maneiras de cultivar a felicidade a partir das descobertas do estudo, correlacionadas diretamente com palavras da Bíblia.

Sua qualidade de vida, especialmente à medida que envelhece, depende de seus relacionamentos

Uma grande descoberta do estudo é que as pessoas que têm bons relacionamentos estáveis ??e sistemas de apoio aos 50 anos de idade geralmente têm melhor saúde aos 80 anos do que as pessoas que não têm bons relacionamentos.

Jesus também defende relacionamentos estáveis ??e a comunidade. Ele envia pessoas duas a duas (Lucas 10, 1). Ele formou uma comunidade de 12 homens (seus apóstolos) com quem viajou, ensinou e compartilhou a vida. E Ele diz que o maior ato de amor é dar a vida por seus amigos (João 15, 13), juntamente com o mandamento de amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12, 31).

Casamentos estáveis ??e satisfação conjugal levam a pessoas mais felizes

O estudo diz que, quando as pessoas vivem um casamento feliz, elas relatam estar de bom humor mesmo nos dias em que experimentam mais dor física do que o normal.

Por outro lado, pessoas em casamentos infelizes relatavam mal humor e mais dores físicas diariamente. A solidão também faz com que as pessoas morram mais cedo, com pesquisadores alegando que ela é tão perigosa para a saúde quanto o uso excessivo de tabaco ou álcool.

Jesus exige o compromisso entre os cônjuges com seus pronunciamentos contra o divórcio (Mateus 19). Mais tarde, em Primeiro Coríntios, São Paulo exorta maridos e esposas a se amarem – apontando para relacionamentos que sejam amorosos e bons para ambos os cônjuges.

Quando se trata de longo prazo, a felicidade é a capacidade de comer e beber moderadamente sem depender de álcool ou tabaco

Os dados do estudo mostram que as pessoas que levavam vidas felizes e bem equilibradas poderiam se destruir se começassem a abusar do álcool na meia-idade.

Mas o inverso também é verdadeiro: as pessoas que estiveram abusando do álcool até a meia-idade podem mudar suas vidas no meio do caminho e encontrar felicidade e equilíbrio.

Jesus concordaria que a moderação é fundamental, pois ele prega o desapego do mundo e o apego a Deus. Ele pergunta: que lucro existe em ganhar o mundo mas perder sua alma? (Mateus 16, 26).

Em inúmeras ocasiões, Ele diz que é impossível chegar ao céu se você estiver muito apegado às coisas terrenas.

Manter um peso saudável é útil para a felicidade a longo prazo

Isso inclui permanecer ativo durante toda a sua vida. Embora Jesus não fale sobre comer corretamente ou manter a forma, São Paulo enfatiza a importância de cuidar de nossos corpos, pois são templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6, 19). Ele também nos lembra de glorificar a Deus com nossos corpos.

A capacidade de lidar com os altos e baixos da vida de uma maneira saudável é essencial para a felicidade

É o que o estudo mostra. E o cristianismo ajuda a colocar a montanha-russa da vida em perspectiva: Jesus diz que não pertencemos a este mundo (João 17, 16).

Então, como podemos ser felizes? Se Jesus e a pesquisa científica de longo prazo concordam que ter apetite moderado, manter um senso de esperança e paciência com a vida e priorizar nossos relacionamentos (principalmente o casamento, se somos abençoados por ter um cônjuge) são importantes para a felicidade ao longo da vida, vamos em frente!

Topo