logo

A SEGUIR

"Entardecer Musical"

17:00:00 - 20:00:00

"Levanta-te e Anda"

20:00:00 - 21:00:00

Por que São Sebastião é o padroeiro dos atletas se ele não praticava esportes?

Mesmo não sendo atleta, este mártir do século III era exemplo de força física e espiritual.

São Sebastião é conhecido em todo o mundo como o “santo padroeiro dos atletas”. Mas qual seria o motivo deste título?

Pouco se sabe sobre São Sebastião, um mártir cristão do século III. Segundo a Enciclopédia Católica, um relato inicial de sua vida “diz que ele era um oficial da guarda-costas imperial e havia secretamente praticado muitos atos de amor e caridade por seus irmãos na Fé”.

Se isso é verdade, Sebastião estava certamente em muito boa forma como soldado no Império Romano. Sua força física logo seria posta à prova quando sua fé cristã fosse descoberta.

“impedido diante do imperador Diocleciano, que, tendo-o censurado com ingratidão, entregou-o a certos arqueiros da Mauritânia, para ser morto a tiros… Irene, a viúva de São Cástuo, ao enterrá-lo, encontrou-o ainda vivo e o levou para os aposentos dela, onde, com cuidado, ele se recuperou de seus ferimentos, mas recusou-se a ir embora,  até quese colocou um dia ao lado de uma escada , onde o imperador passaria, a quem ele abordou pela primeira vez, censurando-o por suas crueldades injustas contra os cristãos. Essa liberdade de expressão, partindo de uma pessoa que deveria estar morta, surpreendeu muito o imperador, que, recuperando-se de sua surpresa, deu ordens para que ele fosse apreendido e espancado até a morte e seu corpo jogado no esgoto comum.”

A representação mais comum de Sebastião era como um jovem de porte atlético, cheio de flechas. Foi essa expressão artística, juntamente com a história de sua resistência sobrenatural, que o tornaram um santo popular entre soldados e atletas.

Sua memória permanece viva hoje e, mesmo que ele nunca tenha praticado um esporte, São Sebastião continua sendo um modelo de extraordinária força física e espiritual para atletas de todas as modalidades esportivas.

Topo