logo

A SEGUIR

"Experiência de Deus"

10:00:00 - 11:00:00

"Câmara de Vereadores"

11:00:00 - 11:30:00

Visita Ad Limina Apostolorum

De 17 a 27 de fevereiro de 2020, nós, os bispos do Regional Sul 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Paraná), realizaremos em Roma, a Visita Ad Limina Apostolorum, o encontro que ocorre entre os bispos de uma determinada região com o Papa e os Dicastérios/Congregações/Conferências do Vaticano. O Código de Direito Canônico diz que “no ano em que é obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice, salvo determinação contrária da Sé Apostólica, o bispo diocesano deve ir a Roma para venerar os sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo e apresentar-se ao Romano Pontífice” (Cân. 400 § 1).

A “Visita Ad Limina Apostolorum” – que significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites das (basílicas) dos apóstolos Pedro e Paulo – por parte de todos os Bispos que presidem na caridade e no serviço às dioceses em todo o mundo, em comunhão com a Sé Apostólica tem um significado preciso, ou seja, o revigoramento da própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos e da comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro, hoje Francisco, e a referência na visita a Roma, ao túmulo dos Santos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja Romana.

“A Visita Ad Limina” representa na realidade um momento central no exercício do ministério pastoral do Santo Padre. Em tal visita o Pontífice recebe os Pastores das Dioceses, Igrejas Particulares, trata com estas questões concernentes ao seu ministério eclesial, pastoral. Neste intercâmbio de informações e uma divisão, partilhas de solicitude pastoral sobre problemas, experiências, sofrimentos, orientações e projetos de trabalho e de vida. Cada bispo, em tempo determinado, no mínimo seis meses antes da visita, deve remeter a Roma, o relatório sobre o estado da diocese.

Deste modo, as normas canônicas adquirem um significado eclesial profundo, uma vez que superam o aspecto puramente burocrático da visita, a cada cinco anos, e revelam a autêntica razão de ser que é essencialmente a de reforçar a união dos Bispos com o Papa como também de confirmar a solicitude de todos pela Igreja de Cristo. As visitas Ad limina são bastante importantes para aprofundarmos o nosso senso de comunhão pessoal com o Papa, o sucessor de Pedro. Não se trata apenas do ofício; tem a ver com um afeto pelo nosso pai espiritual, algo que precisamos cultivar, porque faz parte do dom que é a comunhão da Igreja.

A “Visita Ad Limina” é, portanto, um ato que todo o bispo cumpre para o bem de sua própria diocese e de toda a Igreja, para favorecer a unidade, a caridade, a solidariedade na fé e no apostolado. Durante a visita, cada bispo, após um tempo de reflexão e de oração, procurará, todavia, recolher na sua própria experiência, os elementos mais importantes de sua situação, examiná-los e sintetizar as conclusões que julgue dever tirar diante de Deus e para o bem da Igreja.

Pedimos que todos os fiéis da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão nos acompanhem na neste evento eclesial e pastoral. Será a minha primeira visita depois da posse como bispo desta Igreja Local, em julho de 2016. Confesso-lhes, que as expectativas são grandes! O povo de Deus pode participar por meio da oração em favor dos Bispos e dos Eparcas Ucranianos. Eis o nosso pedido: Para favorecer a sintonia com nossas dioceses, usaremos os meios de comunicação, especialmente, a internet, como um canal de informação e interação nesse período de preparação, durante e depois da Visita Ad limina.

Durante a Visita queremos nos fazer próximos de todos os católicos desta Diocese, por meio da oração, que será constante, também por meio de textos, fotos, vídeos, áudios que serão disponibilizados numa página especial dentro do site do Regional Sul 2: www.cnbbs2.org.br e também pelas redes sociais do Regional (Facebook, Instagram, Youtube). No dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 10h30min, audiência com o Papa Francisco e missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

Dom Edgar Ertl Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Topo