logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

Isolamento reduz casos graves e mortes por gripe em quase 80%

Os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus estão trazendo resultados positivos também para a gripe. Segundo a Secretaria da Saúde, a redução foi de quase 80%. 

O primeiro semestre de 2020 viu uma queda drástica no número de casos de gripe e por consequência, no número de óbitos pela doença. Na primeira metade de 2019, o Paraná já tinha registrado 353 casos graves de Influenza e 79 mortes. No mesmo período deste ano, o número de casos total não chega a isso: foram 74 casos e apenas 13 mortes.  A redução corresponde a 78% no número de diagnósticos da doença e a 82% no número de óbitos.

Segundo o gestor em saúde Rafael Bruzamolin, gerente-médico de uma empresa de atendimento domiciliar, este quadro foi favorecido pelas medidas de proteção contra o coronavírus.

De acordo com o médico, o atendimento domiciliar garante o cuidado que os doentes precisam, com riscos mínimos de contágio. E isso protege o paciente de se infectar com outras doenças e também a transmissão do que ele possa ter para outras pessoas com quem ele teria contato.

Para ele, o primeiro atendimento deve ser feito presencialmente, e depois disso o acompanhamento do paciente pode ser feito com a telemedicina. Ele explica quais os desafios que esta ferramenta ainda enfrenta. 

Topo