logo

A SEGUIR

"Missa da Matriz São Roque"

08:30:00 - 09:30:00

"Pallotti no Interior"

09:30:00 - 12:00:00

Clássicos da literatura são liberados em audiolivros gratuitos

Em fase de testes no Brasil, projeto Audible disponibilizou 27 obras, de Dom Quixote a Sítio do Picapau Amarelo 

O Audible é um serviço disponível desde 2008 pela Amazon nos Estados Unidos que disponibiliza boa parte do seu catálogo de livros no formato audiobooks, com leituras feitas por atores, em vez de sintetizadores de voz, como ocorre em outras plataformas.

O formato ainda conta com outros recursos, como trilha-sonora, áudios tirados do cinema, de telejornais ou de programas de televisão, aproximando a experiência de ler um livro da de ver um filme. 

Nos EUA, o Audible é oferecido como uma assinatura separada de outros serviços, como Kindle Unlimited (de e-books) ou Prime, por US$ 14,95 mensais. Já no Brasil, 27 títulos já adaptados para o formato, estão disponíveis em português e gratuitamente durante a quarentena.

Os audiolivros podem ser escutados através do aplicativo Audible, disponível para Android, iOS, Windows 10 e leitores de Kindle. Ou basta acessar este link do acervo pelo próprio navegador, selecionar uma das quase 30 obras clássicas e começar a escutar.

Todos os audiolivros podem ser escutados sem custo nem qualquer tipo de assinatura, não é necessário sequer ter uma conta na Amazon.

As obras foram produzidas em um sistema de testes, para entender seu funcionamento no mercado brasileiro, e o lançamento faz parte de um pacote de doação da empresa durante a pandemia de Covid-19.

Desde o começo do ano a Audible já negocia adaptações com editoras e autores, portanto logo esse catálogo deve ser expandido.

Já conta com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, na voz do ator Rafael Cortez, ex-apresentador do CQC, que inclusive fez os arranjos de violão para a trilha.

O épico Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, pode ser escutado em nada menos do que 46 horas. Já a história de Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, pode ser percorrida em apenas 8 horas. Outra obra que vale ser degustada em áudio é o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. 

O catálogo ainda conta com boas opções para as crianças, como O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, no qual a atriz Sandra Silvério dá voz a Narizinho.

A adaptação de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, teve trilha-sonora composta ao piano sob medida pelo músico Kauê Lemos. Uma ótima opção para entreter as crianças.

Aproveite, pois o sistema de degustação do catálogo só fica disponível enquanto durar a quarentena. 

Mais informações em: Audible

Topo