logo

Exportação de carne suína cresce mais de 50% e agora produtores miram mercado interno também

Mesmo com a pandemia, a suinocultura encontrou espaço para crescer. As exportações puxam os resultados positivos, mas produtores têm boas expectativas também para o mercado nacional.

 De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne suína no Brasil cresceram 50,4% em junho, em comparação ao mesmo mês de 2019. Ao todo, foram exportadas 96 mil e 100 toneladas. O Paraná é responsável por 15% da produção nacional de suínos e uma das regiões mais tradicionais neste ramo no estado são os Campos Gerais.

Uma das produtoras da região é Sara Jacobi, da cidade de Carambeí. Ela é formada em enfermagem, mas viu no negócio da família uma oportunidade mais atrativa de carreira.

A produtora conta que a cooperativa Frísia ajudou a entender a suinocultura e se preparar para a produção e que é importante estar sempre se atualizando.

Elsbeth Verburg é criadora de porcos em Arapoti e sempre soube que seu caminho seria trabalhar na suinocultura, seguindo a tradição da família. Filha de pecuaristas, ela formou-se em medicina veterinária e fez mestrado em produção e sanidade de suínos. Ela enfatiza que a produção exige dedicação, mas o resultado é refletido na mesa do consumidor.

O técnico do Departamento de Economia Rural Edmar Gervásio considera que o aquecimento do setor no mundo é reflexo de uma crise sanitária na China que levou ao abate de grande parte do rebanho e fez o país asiático precisar aumentar as importações de carne suína para suprir a demanda interna.

Segundo ele, o aumento do consumo de porco no Brasil também foi favorecido por um encarecimento da carne bovina.

A produtora Sara Jacobi pensa que já está havendo uma mudança na percepção dos brasileiros sobre a carne de porco.

Topo