As eleições municipais de 2020

Em 2020, apesar de todos os contratempos trazidos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teremos as eleições municipais, a serem realizadas no dia 15 de novembro. Participar desse momento político e escolher, com responsabilidade, aqueles que irão governar nossos municípios, é muito importante. Por isso, como já é tradição, o Regional Sul 2, da CNBB, publicou a Cartilha de Orientação Política, a fim de orientar de forma sadia os cidadãos, especialmente os cristãos católicos, neste período eleitoral.

Após a reunião do dia 11 de agosto de 2020, em Curitiba/PR, nós, bispos do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2, decidimos escrever essa nota dirigida a todo clero diocesano, aos religiosos e religiosas, às lideranças das pastorais, organismos e movimentos da Igreja do Paraná, a todos os cristãos católicos e aos candidatos nas eleições 2020. Vocês são chamados a renovar e reanimar a esperança do povo cristão em dias melhores. A política, quando exercida segundo seus nobres princípios, tem esse potencial. Por isso, os exortamos a utilizar a Cartilha de Orientação Política para animar as comunidades a serem espaço de diálogo e fortalecimento da democracia, em vista de uma participação consciente e responsável no processo eleitoral.

Sabemos que trabalhar a questão política no cenário atual, em que vivemos a maior crise de saúde do mundo, será um grande desafio, que exigirá empenho e criatividade. Muitas famílias foram atingidas pela pandemia do coronavírus. Além das milhares de vidas que foram ceifadas, muitas passam por grandes necessidades para se sustentar. Esse cenário crítico nos mostra a importância de escolher governantes capazes de gerenciar crises, comprometidos com a justiça e a ética, colocando a vida sempre acima da economia.

A missão evangelizadora da Igreja implica também na atenção às questões sociais e políticas, pois, como nos diz o Papa Francisco, “a política é uma das formas mais elevadas de caridade, pois busca o bem comum”. Dessa forma, onde a vida humana é ameaçada ou o ser humano não encontra condições dignas de viver, a Igreja se envolve e intervém. Por isso, é tão importante nesse momento conclamar os cristãos católicos a participarem, com consciência e responsabilidade, do processo eleitoral que viveremos em breve.

 Cartilha de Orientação Política

A Cartilha de Orientação Política é um subsídio apartidário, oferecido pela Igreja Católica, que visa colaborar na formação de uma sadia consciência política, ajudando, especialmente, os cristãos leigos a escolher e votar bem em candidatos idôneos e comprometidos com a vida e o bem de todos. Por isso, pedimos que façam essa Cartilha chegar às mãos dos cristãos católicos e de todas as pessoas de boa vontade, de nosso Brasil. Que ela seja um material de estudo e que suscite o debate de ideias que fortalecem a democracia e a busca por um País mais justo, humano e fraterno.

Acreditamos que a política, quando exercida de forma correta, está a serviço da vida e da paz e isso fortalece nossa esperança e nos motiva a olhar para o futuro confiando que dias melhores virão. Pedimos que os cristãos católicos, mesmo em meio às adversidades desse tempo, se organizem para fazer das eleições municipais de 2020 uma oportunidade para fortalecer a democracia. As cartilhas estão à disposição de todos os interessados nas secretarias paroquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, abençoe, proteja e acompanhe candidatos e eleitores durante esse pleito eleitoral.

 

Dom Edgar Ertl Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Topo