logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

87 localidades do PR estão em alerta no abastecimento de água e podem enfrentar rodízio

Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, afirma que rodízio de abastecimento pode passar a funcionar em qualquer região do estado. Serviço de denúncia Alerta Água vai ser implementado em todas as regionais em breve.

De acordo com os dados de setembro do Monitor de Secas, cerca de 60% de todo o estado do Paraná está com seca considerada grave e mais de 8%, em seca extrema. O impacto imediato é no abastecimento de água no Estado, que pode começar a ter alterações significativas nos próximos meses, segundo o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. Curitiba e região metropolitana enfrentam o pior cenário, pois o abastecimento depende dos reservatórios – que estão gravemente afetados – e o volume de água necessário para abastecer toda a população é muito grande. No entanto, de acordo com o diretor, pelo menos 87 localidades estão em estado de alerta no abastecimento e podem também enfrentar em breve algum tipo de rodízio.

Segundo o diretor da Sanepar, a previsão de continuidade da estiagem deve manter o estado em crise hídrica ainda por um bom tempo.

Julio Gonchorosky conta que o Alerta Água, serviço de denúncia sobre o uso irresponsável da água, que está em funcionamento na região de Curitiba, vai ser implantado em todo o Estado em breve.

Hoje o Alerta Água funciona pelo whatsapp, basta enviar mensagem para o número (41) 99521-3022 para fazer a denúncia.

O diretor reforça que as práticas de uso racional da água valem para todas as regiões do Paraná e devem permanecer sempre, independente da estiagem que o estado enfrenta hoje.

Topo