logo

A SEGUIR

"Bom de Papo"

11:00:00 - 12:00:00

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

Índice de adolescentes aptos a votar é o menor dos últimos 30 anos

Nos últimos quatro anos, o número de adolescentes aptos a votar caiu 50%. O desinteresse dos jovens faz deixa a democracia mais frágil e traz perspectivas ruins para o futuro da política.

Segundo o TSE, cerca de um milhão de jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições de 2020, o que representa apenas 5% dos adolescentes brasileiros nessa faixa etária. É metade do que havia nas últimas eleições municipais, em 2016, e a menor participação dos últimos 30 anos.

Para o doutor em Educação Histórica Daniel Medeiros, autor do livro “Um guia prático sobre Democracia para Jovens”, o desinteresse dos adolescentes vem do fato de eles não se sentirem incluídos na política. 

Ele considera que cidadania e a democracia devem ser ensinadas desde a infância, principalmente pelo exemplo dos adultos. E que a atuação política, incluindo o voto, faz parte do aprendizado.

Segundo o educador, a participação democrática, incluindo o voto, não deve ser vista apenas como um direito do cidadão, mas como uma responsabilidade.

Topo