logo

A SEGUIR

"Levanta-te e Anda"

20:00:00 - 21:00:00

"A Voz do Brasil"

21:00:00 - 22:00:00

Idosos estão cada vez mais viciados no celular. Saiba como identificar o uso abusivo

Os idosos brasileiros estão usando cada vez mais a internet no celular para pesquisar preços, mandar mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar conteúdos e fazer compras online. Hábito ainda mais reforçado com a pandemia do coronavírus. De acordo com dados de uma pesquisa de 2019, entre as pessoas de 60 anos ou mais que já estavam conectadas, 91% acessaram a rede pelo celular. Os dados são resultado do levantamento da TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. No entanto, a crescente inclusão digital na terceira idade, necessária e benéfica, principalmente em 2020, também traz problemas, quando o uso da internet no celular passa a ser abusivo.

Quem explica é a gerontóloga e coordenadora do projeto de extensão de estudos na terceira idade Fae Sênior, Denise Machado.

A gerontóloga explica que os transtornos causados pelo uso abusivo do celular na terceira idade podem ser fisiológicos, podendo causar problemas no sono, dores musculares e até prejudicando a visão. Mas o uso do celular além da medida traz ainda problemas cognitivos e sociais. E são a esses sinais que a família deve ficar atenta.

Segundo Denise, não há tempo limite para o uso seguro do celular na terceira idade, já que o que importante é verificar se o aparelho está atrapalhando a vida funcional do usuário.

Topo