2 milhões de doses da vacina Covishield chegam ao Brasil nesta terça

2 milhões de doses da vacina Covishield da parceria Oxford/AstraZeneca foram embarcadas em Mumbai, na Índia nesta madrugada, e devem chegar ao Brasil por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira.  O desembarque será em São Paulo e as vacinas seguem para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para serem rotuladas antes da distribuição para o Programa Nacional de Imunizações. 

As doses foram fabricadas pelo Instituto Serum, maior produtor de vacinas contra a Covid-19 do mundo. Esta é a segunda importação de um lote de 2 milhões de doses prontas e mais 8 milhões estão previstas para os próximos dois meses, acordo feito para acelerar a disponibilização do imunizante no Brasil. 

A Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses da Covishield até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. A primeira remessa deste insumo já chegou à fundação e o primeiro milhão de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março. Também está em andamento o processo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil. 

As primeiras doses de Covishield com IFA nacional devem ser entregues ao Ministério da Saúde em agosto, com previsão de 110 milhões de doses até o final de 2021.

 

Topo