logo

A SEGUIR

"A Voz da Esperança"

12:00:00 - 12:15:00

"Paróquia de Honório Serpa"

12:15:00 - 12:30:00

Chamamento público para regularização dos cemitérios em Coronel Vivida

O município de Coronel Vivida possui dois cemitérios municipais, sendo o São Vicente Pallotti e Vale da Paz, os quais passarão por uma grande regularização.

Foi publicado um chamamento público que visa à organização, identificação e restauração dos cemitérios municipais São Vicente Pallotti e Vale da Paz, sendo que os familiares tem o prazo de 90 dias para estar fazendo a reforma e identificação dos túmulos e jazigos de seus ente queridos, pois muitos estão em completo abandono.

Nos cemitérios também tem os gavetões que são de sepultamento temporário para aquelas pessoas que não tem condições de pagar pela construção do túmulo e que após 5 anos tem que ser retirados, mas muitas famílias não retornam para destinar os restos mortais que podem ser colocados junto com outros parentes, depois de passados cinco anos do sepultamento, ou então solicitar mediante a central de óbitos um lote para construção do túmulo.

Após esse prazo o município estará contratando serviço especializado para retirada desses ossos da parte antiga do cemitério vale da paz e dos gavetões e serão colocados no ossário conforme prever a lei, ressaltando que não será possível identificar os mesmos.

Infelizmente está se tendo muitos problemas com vândalos, principalmente no cemitério vale da paz, tendo quebra de túmulos, deixando caixões visíveis, sendo que nas últimas semanas foram fechados quatro túmulos, porém nem sempre o município conta com serviço licitado para fechar imediatamente, por isso este pedido para que as famílias mantenham os túmulos de seus entes em ordem e com a devida identificação.

É importante ressaltar que para todos os tipos de execução de serviço, tanto particular como por funerárias, precisa passar na central de óbitos, junto à prefeitura municipal, munido de certidão de óbito para obter a autorização, tanto para a reforma quanto para exumação, sendo que a exumação precisa ser acompanhada pela central de óbitos para que possa ser documentada.

Os resíduos gerados durante as reformas de construções devem ser destinados de forma correta através das empresas especializadas que são aquelas que trabalham com isso.

Topo